Grupo reúne 50 patinadores nas ruas de Itaquera

Na Cohab José Bonifácio, grupo criou hábito da patinação e oferece treino para crianças e adolescentes na região

15 mar 2022 - 10h37
(atualizado às 16h19)
Aluna se prepara para treino de patinação @Léu Britto/Agência Mural
Aluna se prepara para treino de patinação @Léu Britto/Agência Mural
Foto: Agência Mural

A Praça Brasil é uma das principais áreas de lazer para crianças e jovens na Cohab José Bonifácio, em Itaquera, na zona leste de São Paulo. E foi nesses encontros que o gosto por um esporte fez nascer uma "família".

É a Família Roller, grupo que reúne mais de 150 participantes da patinação e que praticam o esporte por ruas do bairro, além de treinar diversas modalidades.

Publicidade

Tudo começou em 2019, quando o almoxarife Murilo da Silva, 38, costumava levar a filha para patinar na praça. Outros pais e mães também acompanhavam os filhos, como o produtor Sandro Silva, 48, conhecido como Índio, que tem uma experiência de mais de 35 anos com a patinação.

Os dois se reuniram, convidaram outros pais, mães e crianças que se encontravam frequentemente na praça e por meio de um grupo do WhatsApp surgiu a Família Roller. O que era considerado apenas uma brincadeira de criança, se tornou uma prática esportiva também dos adultos.

Alguns se interessaram por relembrar o contato que tinham com o patins na época de infância, enquanto outros descobriram o interesse recentemente. É o caso do marceneiro Anésio Filho, 43, morador do Parque do Carmo, bairro vizinho do Conjunto José Bonifácio.

Ele começou a patinar há menos de um ano, quando levava a filha Catarina Carvalho, 10, para praticar o esporte na Praça Brasil apenas como uma brincadeira, quando conheceram Índio.

Publicidade

Índio comentou que a menina tinha habilidades além do que o patins de brinquedo poderia suportar. Logo, ele emprestou um equipamento de qualidade superior para Catarina e ela conseguiu ter um desempenho melhor. Também foi ele quem incentivou Anisio a entrar no esporte.

"Passado algumas vezes que eu ia só pra ver ela brincando, ele falava: 'cara, põe o patins no pé que você vai ver que vai gostar"'. Dito e feito, Anésio começou a praticar junto com o grupo e hoje é um dos administradores da Família Roller.

Anésio e Sérgio estão entre os apoiadores da Família Roller @Léu Britto/Agência Mural
Foto: Agência Mural

Além de Anésio, existem outros quatro administradores que estão à frente das iniciativas do grupo: Murilo e Índio, os fundadores; Júlio e Rony, participantes que se mostraram interessados em auxiliar na gestão do grupo.

No WhatsApp, são mais de 150 participantes, sendo que cerca de 50 são ativas e frequentes nos encontros realizados. O perfil é variado: vai de crianças que competem e possuem até patrocínio, a adultos e outras crianças que estão interessadas apenas na prática esportiva.

Publicidade

As principais iniciativas que a Roller realiza são os encontros da modalidade Urban, um passeio de patins pela cidade, e os treinos abertos.

Manobras de integrantes da Família Roller Manobras de integrantes da Família Roller Manobras de integrantes da Família Roller Manobras de integrantes da Família Roller

O grupo realizava um encontro chamado Urban da Meia-Noite e também faziam um passeio pelo bairro durante a madrugada. O trajeto era definido de acordo com o nível de experiência dos membros que estavam presentes, sempre com instrutores usando coletes de identificação e apitos para auxiliar os iniciantes.

"A gente pratica muito a noite devido ao trânsito ser menor", afirma o eletricista Júlio César, 38, um dos administradores do grupo. "O pessoal do apoio vai com apito durante a noite, a gente usa sinalizador, colete e vai tentando minimizar os perigos."

Em relação aos treinos abertos, o intuito é ensinar do básico até o avançado. Os mais experientes realizam os treinos e orientam os iniciantes sobre equilíbrio, movimentos básicos, e as modalidades que existem na patinação.

Crianças que participam dos treinos da Família Roller @Léu Britto/Agência Mural
Foto: Agência Mural

Um obstáculo, porém, são os espaços para patinar. Apesar do grupo ter surgido na Praça Brasil, o local conta uma circulação grande de pessoas, além de outras atividades, o que dificulta a prática. Além disso, outros espaços públicos da região, como o Parque do Carmo, sequer possuem pistas apropriadas para a patinação.

Publicidade

Desde dezembro do ano passado, o grupo conseguiu, via subprefeitura de Itaquera, um espaço para ser usado como sede, no centro de Itaquera. A área possui uma quadra, um playground e uma sala fechada.

Apesar de não ter sido construído para a prática de patinação, o espaço vem servindo para que a Família Roller consiga reunir seus membros e realizar os treinos abertos para a comunidade.

Família Roller

Endereço: Rua Doutor Aureliano Barreiro, 288, Itaquera, zona leste de São Paulo

Horário de funcionamento: Treinos abertos toda terça e sexta das 20h às 22h e aos domingos das 13h às 17h

Página: https://www.instagram.com/familia_roller/

Grupo começou na Praça Brasil e circula por vias da zona leste de SP @Léu Britto/Agência Mural
Foto: Agência Mural

Modalidades do patins

Para entender as modalidades do patins é necessário considerar dois fatores principais: o tipo de patins utilizado e as diversas categorias que cada modalidade possui.

A experiência da Roller é com o patins inline, aqueles com as rodas uma atrás da outra, e as principais modalidades com esse tipo são:

CONHEÇA 7 MODALIDADES DA PATINAÇÃO

1. Slalom: manobras realizadas em volta de cones. Existem várias categorias, como a batalha, que exige manobras originais e sem perder o equilíbrio em volta dos cones ou o classic, cuja participação tem coreografia e música.

2. Street: manobras realizadas em pista de skate, corrimão, etc. É semelhante ao próprio skate.

3. Urban: É o passeio pela cidade. Geralmente, exige várias habilidades que se relacionam a outras modalidades, como por exemplo, se for necessário pular sobre uma calçada, essa habilidade pode ser usada na modalidade Jumping.

4. Hockey: Competição com bastão/taco, realizada em grupo e com o objetivo de acertar uma bolinha ou disco no gol adversário. É praticado em quadra.

5. Jumping: Saltos com patins, exigindo uma habilidade de pular o mais alto possível.

6. Slide: Usa manobras em que os patinadores "derrapam". É feito quando o pé vira para frear, porém faz com que a pessoa faça uma derrapagem longa. É necessário utilizar alguns itens para deixar o chão mais escorregadio.

7. Speed: Uso da velocidade e corrida com patins.

 

Foto: Agência Mural
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações