Pomerode: Como é o tour pela fábrica da Nugali Chocolates

O passeio autoguiado passa por todas as etapas da produção e o ponto alto, claro, é a degustação

11 abr 2024 - 18h09
(atualizado em 12/4/2024 às 08h09)

A Nugali, marca de chocolates que completa 20 anos em abril, oferece um passeio autoguiado por sua fábrica em Pomerode, a 175 quilômetros de Florianópolis. O tour passa por uma estufa com cacaueiros, pelo maquinário que produz e embala os chocolates e termina com uma degustação.

Fachada da Nugali em Pomerode, que abriga a fábrica e um tour autoguiado para conhecer a história da chocolateria
Fachada da Nugali em Pomerode, que abriga a fábrica e um tour autoguiado para conhecer a história da chocolateria
Foto: Nugali Chocolates/Divulgação / Viagem e Turismo

A produção da Nugali é o que se chama em "chocolatês" de bean-to-bar, ou seja, o fabricante realiza todas as etapas, desde a aquisição da matéria-prima - no caso da Nugali o cacau é trazido de fazendas da Bahia e do Pará - passando pela torrefação, fabricação e embalagem. 

Publicidade

Eu pude conferir in loco todo o processo de produção um pouco antes da Páscoa, veja como foi: 

Como é o passeio

O tour pela Nugali acontece das 9h às 18h a cada dez minutos e não há a necessidade de agendar. Uma televisão logo em frente à porta informa o momento em que cada grupo pode entrar para começar a visita. O tour é autoguiado, então cada visitante pode conhecer as instalações na velocidade que preferir. 

Após a entrada, assistimos um filme curto que conta um pouco da tradição alemã em Pomerode, que teve início com a colonização alemã na cidade a partir do século 18, e a sua relação com o nascimento da Nugali. Ao fim do filme, você deve pegar a colherzinha para a degustação, que vai acontecer só mais adiante. 

Dali, um corredor mostra como é feita a construção em enxaimel, estilo alemão muito presente nas casas da região. Isso porque a estufa que conhecemos em seguida foi feita em enxaimel, com peças em madeira que se encaixam umas às outras como um quebra-cabeça, com pregos de madeira. 

Publicidade
As construções em enxaimel são feitas por meios de encaixes
Foto: Nugali Chocolates/Divulgação / Viagem e Turismo

Na estufa, há belos cacaueiros e pés de baunilha, que formam um cenário lindo. É possível ler um pouco mais sobre as espécies e também sobre as abelhas que circulam por ali e polinizam as plantas (elas não têm ferrão). Nesse ponto, aprendemos como os insetos são essenciais para a produção do cacau. 

Estufa exibe exemplares de cacaueiros e pés de baunilha
Foto: Nugali Chocolates/Divulgação / Viagem e Turismo

Dali, o tour segue por uma sala em que é possível avistar a fábrica de chocolates, que é separada por meio de um vidro. Há uma televisão que mostra algumas curiosidades sobre as ações sustentáveis da Nugali, além de três estados de processamento do cacau: amêndoas, nibs e cascas de cacau. 

Quando estive por lá, por volta das quatro horas da tarde, a fábrica já estava encerrando o expediente. Apenas alguns funcionários ainda estavam embalando bombons de cereja, que, inclusive, são envolvidos um a um por conta da delicadeza do chocolate. Para ver a fábrica operando a todo vapor, vale chegar mais cedo. 

As três etapas de processamento do cacau: as amêndoas, nibs e cascas, com o maquinário da fábrica ao fundo
Foto: Malu Jansen/Arquivo pessoal / Viagem e Turismo

A próxima parada é divertidíssima: há algumas caixas com ingredientes usados na produção dos chocolates, como baunilha, café, avelãs e pimenta-rosa, e é possível sentir o aroma de cada um deles ao pressionar uma manivela. O de baunilha foi meu favorito! 

Publicidade
Ao pressionar uma manivela, é possível sentir o aroma de vários ingredientes naturais usados na produção de chocolates
Foto: Nugali Chocolates/Divulgação / Viagem e Turismo

Em seguida, vem a etapa mais gostosa: a degustação de chocolates. São cinco torneiras que soltam chocolate derretido sob medida na colherzinha que recebemos lá no início do tour. É só posicionar a colher e esperar um segundinho, que o chocolate cai automaticamente. 

Começamos pela massa de cacau pura - que não é, digamos, um produto final - mas é oferecida a título de curiosidade. Como não foi passado por nenhum processo, é muuuito amargo!

Para aplacar o amargor, o chocolate 70% está na torneira ao lado e fica um dulçor só. Também há chocolate 45%, chocolate branco e a versão de 45% sem açúcar - que foi a minha preferida! Fiquei impressionada como o açúcar não fez falta nenhuma no chocolate. 

Em seguida, há um totem para tirar uma foto para guardar de recordação em que os visitantes podem posar com uma colher gigante. Para resgatar a imagem, é só apontar o QR Code que está no ingresso para a câmera. 

Publicidade

A última etapa é a lojinha de fábrica. Eu aproveitei para comprar alguns presentes de Páscoa que ficaram faltando - os ovos estavam um charme! Também há uma pequena cafeteria em que é possível comprar o maravilhoso chocolate-quente e também café e chocolates a granel. 

Chocolates a granel a dez passos da fábrica da Nugali
Foto: Malu Jansen/Arquivo pessoal / Viagem e Turismo

Serviço 

Os passeios acontecem todos os dias, das 9h às 18h, com saídas de dez em dez minutos. É possível comprar ingressos antecipados pelo site ou na hora a R$ 90 (n o mês de abril vigora o valor promocional de R$ 40; grátis para crianças de até 4 anos). 

A fábrica está localizada na Rua Testo Alto, que faz parte da Rota do Enxaimel de Pomerode. Aliás, não deixe de fazer um tour pela Rota.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se