Um rápido desfile por Milão, capital mundial da moda

Bem no centro de Milão, polo econômico e cultural, um conjunto de quatro ruas forma o "quadrilatero della moda": via Manzoni, via della Spiga, corso Venezia e, principalmente, via Montenapoleone ditam as tendências do mundo fashion.

» vc repórter: mande fotos e notícias

Publicidade

» Chat: tecle sobre a notícia

São bolsas, sapatos, vestidos, camisas, ternos, meias, gravatas, joias, acessórios. Tudo com muito luxo e o requinte das maiores e das mais reconhecidas e admiradas grifes mundiais. É este quadrilátero exclusivo um dos argumentos que Milão usa para defender seu título: Capitale della Moda (capital da moda).

As calçadas e fachadas abusam do mármore, sempre refinado e bem trabalhado. As vitrines são enormes. Os preços, digamos, variados (embora a tendência é serem altos, muito altos).

Pela Via Montenapoleone residem Alberta Ferretti, Armani Collezioni, Bally, Louis Vuitton (com seus mais de 1 mil metros quadrados), Montblanc, Paul & Shark (sportswear), a boa e velha Prada (há várias lojas da grife e seu toque minimalista, atendendo a todas as categorias), Valentino, Fendi, Chanel, Bottega Veneta, Gucci, Bulgari, Cartier, Gianfranco Ferrè etc.

Pela via Manzoni estão, entre outras, a dos estilistas Paul Smith e Mila Schön, além de uma loja Armani. A Via della Spiga, a segunda maior rua após a via Montenapoleone, conta com Dolce & Gabbana, além de estilistas como Sergio Rossi, Rocco Barocco e a loja de calçados Tod's.

Quem vai para curtir a moda milanesa também está próximo de muitas atrações. A bem pouco dali estão o Museu Poldi Pezzoli e o Museu Bagatti Valsecchi. Bem próximo à via Montenapoleone, os Giardini Publici (literalmente, Jardins Públicos), grandes e de paisagens naturais, não lembram aqueles parques artificiais que normalmente ficam dentro das cidades. Eles têm um toque de conservação e desarranjo natural que fazem um verdadeiro chique natural.

Não se pode deixar de fora aquela visita ao teatro e casa de ópera mais famoso do mundo, o La Scala de Milão, e também ao Duomo, a terceira maior catedral da Europa, célebre construção gótica com centenas de estátuas (ir ao seu telhado e apreciar a sua arquitetura é obrigação).

Milão é sede dos desfiles e eventos que conclamam o mundo fashion. Em setembro, o ponto alto será o Milano Donna Moda: dias 23 a 30, com o desfile primavera-verão 2010, na Via Gattamelata, 5 - Milano Fashion Center (Tel: +39 02 7771081). Outros eventos? Nos dias 8 a 11 de setembro ocorrerá a IX Edição da Milano Unica, importante feira da moda, e nos dias 16 a 19 de setembro, as feiras MICAM e MIPEL, de calçado e de couro.

Agência Andrés Bruzzone Comunicação

Fonte: Especial para Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações