Goiás Velho: uma viagem pela charmosa cidade histórica de Cora Coralina

11 fev 2026 - 00h13
(atualizado às 00h14)

Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO desde 2001, a cidade natal da escritora Cora Cora, reúne história, viagens literárias e uma infinidade de passeios pelo interior de Goiás

Dicas de viagens percorrendo a histórica Goiás Velho, cidade natal da escritora Cora Coralina.
Dicas de viagens percorrendo a histórica Goiás Velho, cidade natal da escritora Cora Coralina.
Foto: Pablo Regino / Ministério do Turismo / Viajar Melhor

A Cidade de Goiás, ou Goiás Velho como também é chamada, é um dos conjuntos históricos mais relevantes do Brasil. Fundada no século XVIII durante o ciclo do ouro, essa foi a primeira capital do estado e mantém preservado um núcleo urbano colonial reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial desde 2001. O título reforça o valor histórico da cidade natal de Cora Coralina, destino para quem busca natureza, viagens culturais e rotas de turismo literário pelo país.

Publicidade

O centro histórico concentra igrejas barrocas, casarões antigos, praças e ruas de pedra que seguem praticamente intactas. O ritmo da cidade é mais calmo do que o de outros destinos históricos, o que permite uma relação mais próxima entre o patrimônio, o cotidiano dos moradores e a paisagem natural. O Rio Vermelho atravessa a área central e completa o cenário que define a identidade local.

Leia a matéria completa na coluna de viagens do Guia Viajar Melhor.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se