Veja como observar estrelas durante a navegação do cruzeiro

Localização privilegiada dos navios ajuda a avistar fenômenos astronômicos

23 set 2015 - 10h04
(atualizado às 13h00)

Já pensou em aproveitar seu cruzeiro para observar o céu durante a noite? Pois esta pode ser uma atividade interessante para se fazer durante a navegação noturna. Viagens em navios oferecem algumas vantagens para se olhar corpos celestes, como o fato de estar distante da poluição visual causada pelas luzes da cidade e localização privilegiada para alguns eventos astronômicos. A revista virtual especializada em cruzeiros, Cruise Critic, fez uma lista de 10 dicas para admirar as estrelas a bordo, confira.

1 – Mantenha distância do litoral

Publicidade

Quanto mais distante do litoral o navio estiver, melhor será para observar corpos celestes. Quando o navio estiver em alto mar, será o melhor momento para admirar o céu, pois estará distante da poluição da iluminação pública, de casas e prédios.

Quanto mais distante das cidades, melhor será para observar o céu
Quanto mais distante das cidades, melhor será para observar o céu
Foto: Cunard Line/Divulgação

2 – Localização faz diferença

O local onde se navega faz toda a diferença na hora de observar o céu. A latitude – distância norte ou sul da linha do Equador – determinará quais estrelas você verá e por quanto tempo conseguirá vê-las.

3 – Época da viagem influencia

Publicidade

O momento em que se faz o cruzeiro fará uma grande diferença também. Por exemplo, se o objetivo for observar as luzes do norte, ou Aurora Boreal, a viagem precisa ser após meados de agosto e por destinos como Atlântico norte, Alasca e Escandinávia.

4 – Temporada sem chuva é melhor

Embarcar quando o clima está mais seco ajuda na observação do céu durante a noite. Geralmente é nessas épocas que cada região recebe sua alta temporada de cruzeiros, e com menos nuvens fica mais fácil de ver estrelas e outros corpos celestes.

5 – No escuro é melhor

Esqueça as partes mais claras do navio, o melhor para observar o céu é seguir para os locais mais escuros. A parte dianteira do navio, em frente à ponte de comando, costuma ser mantida com pouca iluminação quando o navio está em navegação, mas poucas embarcações novas oferecem áreas públicas neste espaço.

Época do ano influenciará no que você conseguirá ver
Foto: V. Belov/Shutterstock

6 – Temáticos para assistir eclipses

Publicidade

Eclipses solares totais são uma atração comum em cruzeiros voltados para os aficionados por astronomia. Sempre que um desses fenômenos acontece – e eles são bastante comuns, ao contrário do que se imagina – companhias especializadas agendam viagens. Em terra muitas vezes não é possível observar o fenômeno, mas em alto mar isso é muito mais simples, já que os navios podem manobrar para fugir de obstáculos no céu.

7 – Confira o “calendário” de cometas

Alguns fenômenos astronômicos são imprevisíveis, como cometas e meteoros, mas são incríveis de se observar quando o céu está mais escuro, sem interferência das luzes da cidade. É possível calcular quando eles passarão, mas os astrônomos só conseguem prever o quão claro eles serão para quem está em terra firme. Mas vale a pena checar antes de viajar quais as possibilidades de algo assim acontecer enquanto estiver navegando e torcer para ter sorte.

8 – Procure livros sobre astronomia

Bons livros de astronomia podem ajudar a entender mais sobre o que se está vendo. Revistas e sites especializados também fornecem informações, como eventos que acontecerão, planetas que poderá observar e outras dicas importantes.

9 – Procure ajuda profissional

Publicidade

Se livros ajudam, especialistas são ainda mais importantes. Procure por cruzeiros com participação de naturalistas ou astrônomos, que darão palestras durante a viagem. As companhias costumam listar essas atrações em seus sites e brochuras de divulgação de cruzeiros. Além de apresentações durante o dia, esses profissionais costumam participar de eventos noturnos no deque.

10 – Baixe apps sobre astronomia

Aproveite seu smartphone e tablet e procure pelos aplicativos sobre astronomia disponíveis. Há opções para sistemas diversos e podem ajudar durante a navegação. Através do GPS do aparelho alguns apps permitem que se identifique estrelas e planetas apenas apontando o smartphone para o céu, outros identificam satélites, ou podem prever atividade das luzes do norte com antecedência.

Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada

Fonte: Canarinho Press
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se