Cinco dicas para viajar de motorhome

2 abr 2019 - 09h00

Essa é a história da Andrea, uma paulistana corajosa, que se mudou com a família para a Inglaterra há alguns anos em busca de novas oportunidades e experiências…e não é que sua família foi se apaixonar justo pelo hábito de viajar pela Europa de motorhome?

Cinco dicas para viajar de motorhome
Cinco dicas para viajar de motorhome
Foto: Instagram @morhomeando2 / Viagem de Família

Pois é…e não é uma família pequena não…são 5 pessoas – a Andrea, o Jorge (maridão) e os filhos Pedro, Augusto e Manuela, de 17, 11 e 09 anos… Hoje eles desbravam destinos na Europa aos fins de semana, feriados e férias e contam um pouco destas aventuras no Instagram @motorhomeando2.

Publicidade

Quem plantou esse gostinho de viajar de motorhome foi o vovô Pierre, um francês de alma aventureira, que levava o Jorge, ainda criança, para viajar de trailer pelo Brasil. Jorge cresceu desbravando campings e lugares novos com seu pai e, quando adulto, sonhava em fazer o mesmo com seus filhos.

A Andrea caiu de amores mesmo pelo camping quando ela e o Jorge fizeram sua primeira viagem numa van capenga, da Inglaterra para Amsterdã…na volta compraram seu primeiro motorhome, para 5 pessoas, e começaram a levar as crianças na aventura. Hoje tem um veículo maior, com 7 camas, com o qual já viajaram por quase toda Inglaterra, além de já terem ido à Escócia, França, Suíça, Luxembrugo, Bélgica…e o próximo destino deve ser Portugal, mas a família ainda está se planejando.

E para quem gostaria de viver a experiência de viajar pela Europa de Motorhome a Andrea dá cinco dicas preciosas e de especialista:

Cinco dicas para viajar de motorhome
Foto: Instagram @morhomeando2 / Viagem de Família

1 – Tenha um Roteiro

É importante ter um roteiro definido, traçar as cidades por onde pretende passar, os locais onde pretende parar e as distâncias que pretende percorrer por dia. Mesmo que mude os planos ou decida desviar um pouco a rota, se você tiver um roteiro traçado é mais fácil e seguro tomar decisões.

Publicidade
Cinco dicas para viajar de motorhome
Foto: Instagram @morhomeando2 / Viagem de Família

2 – Escolha seu Motorhome

Há várias opções de veículos disponíveis para compra e locação. No entanto, um veículo mais robusto e completo garante maior autonomia durante as viagens. O nosso, por exemplo, tem um bom suprimento de água, gás e painéis solares para aquecimento. Além disso, temos 7 camas, banheiro com chuveiro, pia e até uma mini-cozinha completa.

3 – Onde parar

Nós gostamos de fazer Wild Camping que significa sair sem destino e parar onde quiser. Brincamos de “com que vista queremos acordar amanhã?” e assim paramos no lugar escolhido (claro, sempre que for permitido). Fazemos isso, normalmente, nas viagens curtas, de fim de semana. Nas viagens maiores procuramos parar em campings (ou Aires) a cada 3 dias. Os Aires são locais com infraestrutura para motorhomes, em que se pode abastecer o veículo com água, limpar banheiro, e alguns tem até eletricidade a preços irrisórios. Nossa última viagem pra França nos planejamos para parar sempre nesses pontos e gastamos muito pouco com a viagem.

Outra coisa que é fantástica são os pontos nas estradas em que você pode parar para dormir — normalmente tem banheiro automatizado e limpíssimo. Na Franca, por exemplo, tem um desse a cada 30 km. Já a Inglaterra não dispõe dessa facilidade. Os campings são também opções muito bacanas para as paradas, pois são enormes e contam com infraestrutura completa, inclusive com lavanderia, pub, piscina…enfim, tem de tudo!

Quando estamos em cidades grandes, obrigatoriamente ficamos em campings.

Cinco dicas para viajar de motorhome
Foto: Instagram @morhomeando2 / Viagem de Família

4 – Rotina e Organização

Dentro do motorhome o espaço é pequeno, por isso a rotina precisa ser planejada e exige organização de todos os viajantes. Em nossas viagens temos uma regra — se tirou alguma coisa do lugar, tem que guardar de volta! Não dá para deixar roupa jogada, comida fora do lugar ou bagunça espalhada…senão vira um caos e o caos vira briga.

Publicidade

5 – Economizar recursos

Quando estamos viajando, é preciso estar atentos aos gastos de água, gás e energia. Apesar de nosso motorhome ter uma boa capacidade de armazenamento, estamos sempre atentos aos gastos de recursos — os banhos são rápidos, assim como lavar a louça ou escovar os dentes. O painel de energia e o gás são usados com moderação para evitar faltar…. No fim de semana passado, por exemplo, ficamos sem gás num frio considerável.

Cinco dicas para viajar de motorhome
Foto: Instagram @morhomeando2 / Viagem de Família

Trailer X Motorhome?

Você sabia que são diferentes? Pois é, o trailer é um veículo que você engata e puxa por um outro carro. Já o motorhome é um veículo único e completo, mais robusto e com o qual é permitido realizar o Wild Camping e parar em estacionamentos e Aires.

A vantagem do trailer é que quando você está num camping, basta desengatar o carro e sair para passear, já com o motorhome, ou você leva a casa toda ou sai de bike ou transporte público.

Andrea, adorei as dicas! Mas esta parte do seu depoimento é a mais bacana.“Pra mim o melhor de quando estamos em viagem é a integração familiar. Nos proibimos de usar o celular o tempo todo e, com isso, conversamos muito mais. Passamos horas jogando jogos de mesa e saímos para explorar novo lugares juntos.”

Publicidade

Com certeza uma viagem de motorhome entrou na minha lista de desejos! E se você quer acompanhar as aventuras da Andrea e sua família, é só seguir @motorhomeando2.

Veja também:

Brincadeiras para um dia de nevasca
Video Player
Fonte: Especial para Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações