vc repórter: museu preserva história e cultura indígena no Rio

30 mar 2009 - 21h54
(atualizado às 22h33)

Existem no Brasil, atualmente, 270 grupos indígenas. São aproximadamente 370 mil índios que falam cerca de 180 línguas. Um excelente programa para conhecer um pouco desta vasta cultura é fazer uma visita ao Museu do Índio. Localizado na Rua das Palmeiras, 55, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, a instituição governamental tem como objetivo preservar e divulgar seu acervo.

Museu do Índio possui biblioteca que virou referência para pesquisadores
Museu do Índio possui biblioteca que virou referência para pesquisadores
Foto: Dalva Carvalho / vc repórter

» vc repórter: mande fotos e notícias

Lá, os visitantes terão a oportunidade de conhecer réplicas das moradias dos indígenas, além dos mais variados objetos por eles fabricados.

O acervo é extenso: são 16 mil peças etnográficas; 16 mil publicações nacionais e estrangeiras especializadas. A Biblioteca Marechal Rondon abriga 68,2 mil documentos audiovisuais, é uma das mais completas da América do Sul em temática indígena e virou referência para pesquisadores.

A visitação é aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30, e, aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. No fim de semana, além das áreas de exposição, apenas a loja permanece aberta.

O valor do ingresso é R$ 3 de terça-feira a sábado. Aos domingos, a visitação é gratuita. Estudantes da rede pública têm entrada franca, assim como pessoas acima de 65 anos.

Os internautas José Carlos Pereira de Carvalho e Dalva Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se