Aproveite o Natal para viajar para a praia; veja 11 destinos

13 dez 2013 - 07h01

Além de reservar a magia do Natal, o mês de dezembro também é muito aguardado por proporcionar um momento de descanso. Combinando perfeitamente com o verão, as praias se tornam cenários ideais para reunir a família em torno da ceia e ainda desfrutar uma experiência refrescante. Para não ficar de fora, confira, a seguir, onze destinos nacionais e internacionais para curtir as festas de final de ano de um jeito tropical. 

Publicidade

Praia Lopes Mendes, Ilha Grande/RJ

Considerada o paraíso dos surfistas, a praia que ficou conhecida por suas ondas é o destino certo para turistas que praticam o esporte e também para aqueles que adoram aventuras. Além de aproveitar o mar de águas cristalinas e agitadas, os visitantes ainda podem conhecer uma das principais atrações da praia mais famosa de Ilha Grande: o passeio de escuna até a Praia de Palmas. Depois disso, a dica é encarar uma trilha e desfrutar de toda a beleza da região até chegar novamente a Lopes Mendes. Mas, todo esse esforço é recompensado pela beleza do local, que surpreende o turista a cada minuto. “Mas vá prevenido, é um local sem estrutura. Neste paraíso, é você o mar e um belo pôr-do-sol no final da tarde”, aconselha Rubens Yoshida, CEO da AldeiaBrasil. 

Praia Baía do Sancho, Fernando de Noronha/PE

Localizada no mais famoso arquipélago brasileiro, o destino é parada obrigatória para quem deseja aproveitar o Natal na praia. Além de tomar sol e mergulhar no mar de águas cristalinas, o turista ainda pode aproveitar a viagem e conhecer os bancos de corais e mergulhar. “Levantamento feito pelo TripAdvisor, a elegeu a quarta praia mais bonita do mundo, entre 276 dos cinco continentes,  na edição 2013 do Travelers’ Choice”, afirma Andréa Nakane, coordenadora do curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi.

Publicidade

Praia da Pipa, Tibau do Sul/RN 

A 80 quilômetros de Natal, a praia costuma atrair os turistas por ser considerada um refúgio natural de golfinhos e tartarugas, além de suas águas claras e mornas. Como a lei do local é diversão, não faltam opções para curtir com a família. “Passeio a cavalo, bicicleta, caminhada ecológica, buggy, quadriciclo, 4X4, caiaque, barco, lancha, arvorismo, tirolesa e voo livre. Basta escolher qual se encaixa melhor no seu perfil”, indica Rubens. 

Praia de Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

A canção emblemática de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, “Garota de Ipanema”, foi o estopim para lançar a beleza do local para o resto do mundo. Com 2,6 quilômetros de extensão, é considerada uma das praias mais famosas da cidade maravilhosa, além de ser um ponto de encontro entre os moradores e turistas que a visitam diariamente. “A praia é ainda considerada a responsável por lançar diversas modas mundiais, em outras palavras, podemos dizer que é um ótimo local para ver e ser visto”, afirma Andréa.

Trancoso, Bahia

O sul da Bahia oferece uma ampla variedade de praias, mas Trancoso é o destino perfeito para quem deseja aproveitar as festas de final de ano. Além de tomar sol, o turista pode caminhar por finas areias e ainda tomar um revigorante banho no extenso mar de águas verdes. Mas, para aqueles que são adeptos do conforto, algumas praias oferecem serviços de primeira classe com espreguiçadeiras, sofás e até mesmo música ambiente, como é o caso da Praia dos Nativos. Já os turistas que gostam de inovar e descobrir novos ares, a Praia de Ponta de Itaquena é um verdadeiro achado, mas para chegar até o local é necessário fôlego. “É preciso caminhar, já que é uma área de preservação ambiental, mas toda a transpiração vale muito a pena”, diz Andréa. 

Publicidade

Barra Grande do Piauí, Cajueiro da Praia/PI

Quem curte paisagens tranquilas e sem muita concentração de pessoas, este destino se torna uma verdadeira relíquia. As belezas naturais, ainda não tão conhecidas, são uma ótima oportunidade para quem gosta de explorar e conhecer novos lugares. Além de aproveitar o sol e o imenso mar de águas azuis, o turista ainda pode praticar o kitesurf, um esporte aquático que se utiliza da junção de uma pipa e uma prancha.

Praia de Whitehaven, Austrália

Localizada no estado de Queensland, em um parque nacional protegido, a praia de Whitehaven é indicada para quem gosta de desfrutar os prazeres de um delicioso banho de mar. Para chegar até o local, é necessário contratar um passeio ou optar por ir de barco, mas essa opção é dada somente para quem já conhece o trajeto. A área, totalmente preservada, impede que a praia tenha uma estrutura de hospedagem e serviços de restaurantes e bares. Mas, por outro lado, a região possui serviços de turismo que oferecem atrações como salto de paraquedas e voos panorâmicos. Além de aproveitar essas atrações, o turista também é surpreendido por águas cristalinas com vários tons de azuis, areia branca e abundante vida animal, o que garante constante contato com a natureza.

Praia Flamenco, Porto Rico

Além de aproveitar a areia branquinha e as águas cristalinas, o viajante também é presenteado com outro detalhe na Praia Flamenco: as montanhas que encontram o mar. Mas, para aqueles que preferem dar um toque de aventura ao passeio, a dica é praticar o mergulho, que possui abundante oferta na região. Rubens ainda chama atenção para a gastronomia local, que não deve ser passar despercebida pelo visitante. 

Publicidade

Grace Bay, Ilhas Turks e Caicos

Com aproximadamente 12 quilômetros de extensão, a praia é perfeita para quem gosta de caminhar ou praticar mergulho. Além de aproveitar um ambiente com ótima temperatura, o turista vai se deparar com um mar de águas cristalinas e macias areias finas de cor branca. “O local oferece hospedagem, restaurantes, passeios e a oportunidade de conhecer as praias vizinhas, tão belas quanto a Grave Bay”, diz o especialista. 

Eagle Beach, Aruba

Destino ideal para casais, a Eagle Beach apresenta diversas opções de hospedagens com atrativos diferenciados. Por possuir um mar calmo, o local permite se aventurar no mergulho e no stand-up paddle, além de outros esportes radicais como o windsurfe, kitesurfe, ski aquático.

Praia de Santa Barbara, Estados Unidos

Com uma larga faixa de areia, a praia que possui um calçadão bem concorrido, usado para passeios de bicicleta. “Um dos mais disputados points é o Ricon, que vira palco de manobras ousadas de surfistas”, afirma Andréa.

Publicidade
Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações