Virginia Fonseca mostrou para os fãs na última sexta-feira, 17, um ritual de skincare em alta entre as famosas: mergulhar o rosto em uma bacia de gelo. A influenciadora ficou alguns segundos com o rosto congelando e avisou: “Queima, viu!”.
Entre as artistas que são adeptas da prática estão Carolina Dieckmann, Jade Picon e Mariana Rios.
Mas será que existem mesmo benefícios para a pele ao usar o recurso?
Segundo a médica especialista em estética, Dra. Fernanda Nichelle, o skin-icing é uma técnica antiga que segue em alta por trazer resultados comprovados.
“É possível realizar o procedimento aplicando o gelo envolto em um tecido de algodão diretamente sobre o rosto, fazendo leves movimentos circulares, ou mergulhar o rosto em uma tigela com água bem gelada por alguns segundos, repetindo o processo algumas vezes”, orienta.
A profissional alerta que o contato direto e prolongado do gelo com a pele pode causar queimaduras. Por isso, o ideal é sempre utilizar uma proteção entre o gelo e o rosto. A eficácia do método está ligada à resposta fisiológica do corpo diante do frio.
“O resfriamento provoca a vasoconstrição, ou seja, a redução temporária dos vasos sanguíneos e o fechamento dos poros, o que contribui para diminuir o inchaço facial”, detalha.
O ideal, segundo a especialista, é repetir a imersão rápida do rosto em água com gelo de cinco a seis vezes, preferencialmente pela manhã, logo ao acordar, ou antes de aplicar a maquiagem. “Essa prática ajuda a uniformizar o tom da pele, reduzir olheiras, dar mais luminosidade e prolongar o efeito da maquiagem”, acrescenta.
Dra. Fernanda ressalta que tudo em excesso pode ser prejudicial. "Respeite a sensibilidade da sua cútis e aproveite os benefícios do ritual de forma segura”, conclui.