Patrocínio

Síndrome de Borderline: sintomas e como tratar a condição

Descubras os sintomas e o tratamento da "doença da falta de afeto"

14 ago 2022 - 14h06
Síndrome de Borderline
Síndrome de Borderline
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Um dos assuntos mais evidentes durante a pandemia foi a saúde mental, uma vez que os hábitos de vida foram mudados radicalmente. O fato de ficar em casa para se proteger do coronavírus contribuiu para o surgimento de transtornos psicológicos. E hoje, mesmo com a retomada das atividades normais, as sequelas podem permanecer.

Mudanças de humor repentina e instabilidade nas relações são problemas mais sérios do que parecem. Eles podem indicar a presença da Síndrome de Borderline ou transtorno de personalidade borderline. 

Publicidade

Segundo o Instituto de Psiquiatria Paulista, geralmente, essas características podem aparecer no fim da adolescência e acompanhar o indivíduo durante a fase adulta, prejudicando sua vida em vários aspectos, principalmente as relações afetivas e profissionais.

Sintomas da Síndrome de Borderline

Pode ser muito difícil conviver com um indivíduo que tenha borderline no trabalho, por exemplo. Afinal, ao mesmo tempo em que ele pode se empenhar muito na realização de algumas tarefas, pode criar intrigas ou situações desconfortáveis para toda a equipe.

Já nos relacionamentos afetivos, a oscilação de humor pode ser constante. Ou seja, a pessoa tende a ter um padrão de relacionamentos intensos e bastante instáveis, indo da idealização e amor à desvalorização e ódio facilmente.

A psicóloga Ana Gabriela Andriani ressalta que é necessário prestar atenção aos sinais da doença, que podem passar despercebidos. "O principal sintoma está relacionado à oscilação de humor constante. Quem possui essa síndrome, geralmente, são pessoas carentes e que precisam de muito afeto".

Publicidade

"Quando os estados de humor se alteram de uma forma muito intensa, ou seja, a pessoa se sente muito triste e ao mesmo tempo alegre em um curto espaço de tempo, é preciso ficar atento", completa.

Diagnóstico

O paciente passa por uma avaliação junto ao psiquiatra de maneira criteriosa, ao notar padrões de comportamento e os conjuntos de sintomas característicos desse transtorno.

Como o borderline é um transtorno de personalidade, seu diagnóstico deve ser ainda mais minucioso, isso envolve os relatos do paciente e o estudo do psiquiatra.

Quais são os tratamentos

O tratamento para borderline costuma ser realizado com o uso de medicamentos antidepressivos, estabilizadores de humor e calmantes indicados pelo médico psiquiatra.

Publicidade

Além do tratamento com remédios, é necessário manter acompanhamento psicológico para realizar psicoterapia e ajudar o indivíduo a controlar suas emoções negativas, como saber enfrentar momentos de maior estresse. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações