O que é e quais os sintomas da estafa, que levou Lázaro Ramos ao hospital

O ator foi socorrido por Taís Araújo durante as férias em Salvador, na Bahia

22 jan 2024 - 13h35
Foto: Estevam Avellar/Globo

Após Taís Araújo ter que ir às pressas para o hospital, foi a vez de Lázaro Ramos dar um susto nos fãs com uma internação inesperada. O ator baiano precisou ir à emergência na última sexta-feira (19) após passar mal em sua casa na cidade de Salvador, na Bahia. 

O ator, que teve alta no domingo (21), foi diagnosticado com estafa, termo utilizado para descrever um estado de cansaço extremo ou exaustão, geralmente resultante de esforço físico ou mental prolongado.

Publicidade

Ao Terra, o neurocientista Fabiano de Abreu Agrela explica que os principais sintomas da estafa incluem cansaço extremo, dificuldade de concentração, irritabilidade, alterações no apetite, no sono e diminuição do desempenho no trabalho.

Entre os fatores de risco, estão a carga de trabalho excessiva, falta de controle sobre o trabalho, falta de reconhecimento, desequilíbrio entre vida pessoal e profissional e ambientes de trabalho conflituosos.

De acordo com o especialista, a longo prazo, a estafa pode causar problemas graves de saúde física e mental, como doenças cardíacas, depressão, ansiedade, além de esgotamento profissional, afetando negativamente a qualidade de vida.

Como tratar a estafa?

Os tratamentos incluem terapia, técnicas de gestão de estresse, mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, suplementação ou medicação. O tempo de cura varia conforme a severidade da estafa e a capacidade do indivíduo de fazer mudanças positivas no estilo de vida e no ambiente de trabalho.

Publicidade

Agrela destaca que a análise da predisposição genética desempenha um papel crucial na identificação do profissional mais adequado para um tratamento específico e que, em alguns casos, a intervenção médica não é necessária no tratamento. 

“É importante uma abordagem individualizada e, muitas vezes, multidisciplinar. Pode ser ideal fazer exame genético e trabalhar em cima da pré-disposição, facilitando mais o processo para cura”, detalha o profissional.

Para Lázaro Ramos, a recomendação médica é de que o ator fique de repouso até o fim da próxima semana antes de retornar ao trabalho.

Descubra 20 alimentos que combatem o cansaço do dia a dia Descubra 20 alimentos que combatem o cansaço do dia a dia

Fonte: Redação Terra Você
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se