Morte de jovem eleva a 11 o número de óbitos por dengue este ano no Paraguai

30 mar 2016 - 14h34

Uma mulher de 20 anos é a nova vítima mortal da dengue no Paraguai, onde os óbitos causados por esta doença neste ano se elevam a 11, quando em todo 2015 foram apenas cinco o número de casos mortais.

A mulher vivia na cidade de Capiatá, próxima à capital Assunção, informaram nesta quarta-feira funcionários do Ministério da Saúde Pública na entrevista coletiva semanal para divulgar a incidência no país das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Publicidade

Em todo o Paraguai, e desde começo do ano, já são 1.780 os casos confirmados de dengue, segundo a fonte, que afirmou que os surtos mais ativos estão na área metropolitana de Assunção e no departamento Central.

Há, além disso, 28 casos confirmados de chicungunha, enquanto se mantém o único caso de zika deste ano, o de uma mulher grávida, detectado semanas atrás.

O Ministério da Saúde Pública reiterou a necessidade de aumentar o cuidado com a limpeza e a higiene em lares, edifícios e terrenos baldios para impedir a proliferação de criadouros de larvas do mosquito.

Por sua parte, o Ministério contribui com rastreamentos e fumigações para eliminar os criadouros em todo o território nacional.

Publicidade

Assim, entre os dias 23 e 29 de março, foram realizadas mais de 5.000 ações que deram como resultado o rastreamento de 47.864 criadouros em todo o país.

O Paraguai registrou em 2015 um total de cinco mortes por dengue e 16.516 casos confirmados desta doença, além de 4.292 de chicungunha

Em 2013, o país viveu a pior epidemia de dengue de sua história, com 150.000 casos registrados, que provocou 252 mortes, em um país de 6,7 milhões de habitantes.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se