As dores nos glúteos podem atrapalhar o dia a dia, impedindo atividades como sentar ou se inclinar. Apesar de, em um primeiro momento, parecerem inofensivas, elas podem indicar a presença de problemas na coluna que são considerados mais sérios e devem ser tratados com a ajuda de um profissional de saúde especializado, especialmente quando se tornam persistentes.
"A dor que irradia da região lombar até a parte posterior da coxa e perna, sensação de formigamento ou dormência, e dor que piora ao sentar são desconfortos comuns", afirma o Dr. Luciano Miller, especialista em cirurgia da coluna.
Aspectos cotidianos como postura no ambiente de trabalho, longos períodos de tempo sentado ou em pé e uso frequente de salto alto podem contribuir para a exacerbação dos problemas nas costas.
"Permanecer sentado por muito tempo em uma postura inadequada aumenta a pressão sobre a coluna vertebral", explica o especialista.
A hérnia de disco lombar e a lombalgia são exemplos de condições que podem ter, entre os seus sintomas iniciais, a dor no glúteos, e que, quando não tratadas, podem evoluir para questões mais agraves.
Nesse sentido, o médico destaca a importância de não subestimar as primeiras manifestações e buscar avaliação o mais rápido possível, para evitar complicações futuras.
Tratamento multidisciplinar
Para o Dr. Luciano, o tratamento de condições na coluna deve envolver uma abordagem multidisciplinar, com médicos, fisioterapia e mudanças no estilo de vida.
"É imprescindível que o tratamento seja personalizado, considerando as necessidades específicas de cada paciente. Assim, podemos oferecer aos pacientes um plano de tratamento personalizado que não só alivia a dor, mas também previne seu reaparecimento, promovendo uma saúde duradoura da coluna", conta.
Prevenção
Para evitar que sintomas iniciais, como dores nos glúteos, evoluam para doenças mais sérias, por exemplo, a hérnia de disco, as principais medidas indicadas são: praticar exercícios regulares de fortalecimento e alongamento e prestar atenção na ergonomia.
"Exercícios de fortalecimento do core e alongamentos específicos podem ajudar a prevenir a compressão dos nervos e aliviar os sintomas", diz Miller.
O ortopedista lembra que o primeiro passo para identificar e lidar com problemas mais sérios na coluna e no nervo ciático precocemente é ficar de olho no surgimento de qualquer incômodo.
"Cuidar da nossa coluna vai além do conforto imediato, é um investimento na qualidade de vida a longo prazo", cita ele.
Como cuidar da saúde da coluna?
O Dr. Luciano lista algumas dicas importantes para manter a saúde da coluna:
- Mantenha a postura correta ao sentar, ficar de pé ou caminhar;
- Faça alongamentos para aumentar a flexibilidade;
- Use calçados confortáveis e evite o uso prolongado de saltos altos;
- Certifique-se de que sua estação de trabalho seja ergonômica;
- Tenha muito cuidado ao levantar objetos pesados;
- Não fique muito tempo sentado;
- Pratique exercícios de baixo impacto, como caminhada ou natação;
- Na hora de dormir, escolha um colchão e um travesseiro que suportem a coluna corretamente.