Como reaplicar o protetor solar sem estragar a maquiagem: veja 4 dicas

Estes truques simples vão te ajudar a retocar o protetor sem detonar a make

29 jan 2024 - 17h52

Para quem gosta de usar maquiagem, reaplicar o protetor solar pode ser uma tarefa desafiadora, porém deixá-la de lado definitivamente não é uma opção. A seguir, a Dra. Lilian Brasileiro, especialista em dermatologista, dá dicas para você reaplicar o produto ao longo do dia sem comprometer o visual.

Mesmo se for se maquiar, nunca esqueça de usar um protetor solar |
Mesmo se for se maquiar, nunca esqueça de usar um protetor solar |
Foto: freepik/Freepik / Boa Forma

O filtro solar nunca deve ser negligenciado, pois previne o envelhecimento precoce da pele, além de minimizar a chance de diversos outros problemas, incluindo o câncer de pele. O ideal é utilizá-lo todos os dias pela manhã e passá-lo novamente depois de algumas horas. Essa recomendação vale tanto para quem permanece em ambiente fechado quanto para quem se expõe ao sol.

Publicidade

"Aplique o protetor todos os dias do ano, sem exceção, e reaplique-o a cada duas horas. No caso de exposição direta, principalmente no verão, época de praia e piscina, reaplique-o a cada duas horas e todas as vezes que tiver contato com água ou suor excessivo. Além disso, não se esqueça: o produto deve ter FPS de 30 para cima. Qualquer dúvida quanto ao melhor produto a utilizar para seu tipo de demanda, procure um médico", orienta.

COMO REAPLICAR O PROTETOR SOLAR SEM ESTRAGAR A MAQUIAGEM

Combine a textura e a fórmula dos produtos

De acordo com a médica, o primeiro passo para conseguir reaplicar o protetor por cima da maquiagem é combinar a textura e a fórmula dos produtos, para permitir que o filtro crie várias camadas sem "craquelar" a pele. "Geralmente, a fórmula cremosa da base e do protetor é a mais vantajosa", sugere.

Escolha um protetor solar oil-free

Na hora de comprar um protetor, é interessante optar por aqueles que sejam oil-free e que tenham um acabamento seco com efeito matte. "Assim, o acúmulo de filtro ao longo do dia não vai deixar aquela sensação gordurosa na pele do rosto", diz.

A Dra. Lilian também indica o uso de protetores solares com cor, uma vez que eles podem oferecer uma boa cobertura e podem ajudar a substituir a base.

Publicidade

Remova a oleosidade da pele

"Na pele maquiada, remova a oleosidade e o brilho da pele através de leves batidinhas com o papel toalha. Certifique-se de remover bem nos cantinhos dos olhos e do nariz. Se você tem a pele muito oleosa, é melhor utilizar lencinhos demaquilantes para remover a make; basta remover apenas a base, deixando a maquiagem dos olhos e o batom intactos. Em seguida, aplique o protetor solar em todo o rosto, de preferência com uma esponjinha que auxiliará na hora de aplicar o produto com aquelas 'batidinhas'", destaca.

Opte por um filtro solar em pó

Se você quer retocar o protetor sem prejudicar a maquiagem, vale a pena apostar nas opções em pó. Afinal, além de serem de mais fácil de aplicar e de carregar na bolsa, elas contam com uma textura mais leve, que não deixa a pele com aquele aspecto pesado ou acumulado, e são absorvidas mais rapidamente, sem a necessidade de esperar muito tempo para que o produto seja absorvido.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se