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Posturas de Yoga para relaxar; veja o passo a passo

Livre-se da tensão acumulada no dia a dia com prática que pode ser feita em casa ou até mesmo no ambiente de trabalho

28 jan 2022 09h14
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Foto: Personare

No dia a dia, conciliar trabalho, casa e família exige uma energia que afeta o nosso corpo, que se mostra cansado, e deixa nossa mente cada vez mais agitada. A prática de Yoga é uma ótima alternativa.

Como não é sempre que temos disponibilidade para uma hora de prática, vale a pena aprender algumas posturas que ajudam a aliviar tensões na cabeça, pescoço e ombros. Confira a seguir dicas de posturas de Yoga para relaxar, que podem ser feitas em casa ou até mesmo no ambiente de trabalho.

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E ainda: veja aqui o método de Yoga para as fases da lua e do ciclo menstrual. E para saber exatamente quando a lua vai estar em cada fase, confira o Calendário Lunar 2022.

6 Posturas de Yoga para relaxar

1. Primeiro procure se sentar numa posição confortável, usando uma almofada embaixo dos glúteos ou sentado em uma cadeira com os pés tocando o chão. O importante neste momento é você levar a atenção para o seu corpo, sua mente e sua respiração.

Foto: Personare

2. As mãos unidas em frente ao coração ajudam a levar a atenção pro seu interior e despertar a força do amor e o equilíbrio. Faça três respirações conscientes e depois permita-se observar-se, mantendo a coluna alinhada.

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Foto: Personare

3. Depois de tomar mais consciência do seu estado de espírito, leve suas mãos ao chão e vá soltando a cabeça levemente à frente. Em seguida, vá soltando as costas.

Foto: Personare

4. Se você conseguir, leve seus cotovelos ao chão e deixe o pescoço solto, permitindo que a ação da gravidade aja naturalmente, puxando todo o peso da cabeça e do pescoço. Respire profundamente e deixe soltar e relaxar toda a região do pescoço e cabeça. Faça de três a oito respirações. E volte desenrolando a coluna. A cabeça deve ser a última a voltar.

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Foto: Personare

5. Com o dorso dos pés no chão e joelhos afastados encontre seu eixo, alinhando sua coluna e observando a respiração. Leve as mãos à frente e coloque uma sobre a outra como mostra a foto acima.

Leve o centro da testa sobre a mão e descanse a cabeça. Esse exercício, além de acalmar a mente, é indicado para aumentar a concentração.

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Foto: Personare

Caso sinta algum desconforto para fazer esta posição, pode escolher fazer com os joelhos unidos ou ainda usando um apoio entre as pernas.

6. Para finalizar, solte a testa no chão e jogue os braços para frente com os joelhos unidos.

Foto: Personare

Para voltar vá desenrolando a coluna, lembrando que a cabeça sempre é a última a voltar. Una as mãos em frente ao peito como um ato de reverência a este momento. Observe o efeito e volte às suas atividades com mais calma, leveza e concentração.

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Fotos: Fabiana Marzan

Thaise Titon (thaisetiton@gmail.com)

- Psicóloga, com especialização em Psicologia Corporal - Análise Bioenergética e em Biopsicologia. Atua como professora de Yoga em Campos Novos, Santa Catarina.

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