Anvisa interdita marca de leite condensado por contaminação de bactéria

Agência explica que a presença desses microrganismos em níveis elevados pode causar intoxicações alimentares e outras doenças

4 fev 2026 - 10h37
(atualizado às 11h53)
Resumo
Anvisa interditou lote de leite condensado La Vaquita por contaminação com bactéria Staphylococcus aureus, destacando riscos à saúde e a importância de testes de segurança alimentar.
A interdição aplica-se apenas ao lote
A interdição aplica-se apenas ao lote
Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar de um lote da marca de leite condensado semidesnatado La Vaquita, após encontrar níveis elevados da bactéria Staphylococcus aureus. A determinação foi publicada na última segunda-feira, 2, no Diário Oficial da União e refere-se apenas ao lote 183/3 B. 

O leite condensado La Vaquita é produzido pela empresa Apti Alimentos Ltda. O Terra pediu um posicionamento à companhia sobre a interdição e aguarda retorno. 

Publicidade

Segundo a Anvisa, o lote de leite condensado foi reprovado no teste microbiológico Estafilococos Coagulase Positiva (ECP), realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ).

A agência explica que a presença desses microrganismos em níveis elevados pode causar intoxicações alimentares e outras doenças. Por essa razão, o teste é fundamental para garantir a segurança dos produtos alimentícios. 

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações