A produção nacional O Agente Secreto acaba de dar um passo decisivo rumo ao reconhecimento global. O longa-metragem sagrou-se vencedor na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Critics Choice Awards, premiação organizada pela Associação dos Críticos de Cinema (BFCA) dos Estados Unidos. Portanto, o triunfo é visto por especialistas como um forte indicativo para o Oscar, que terá sua cerimônia realizada no dia 15 de março. Na disputa, o filme superou fortes concorrentes de países como França, Coreia do Sul, Noruega, Espanha e Tunísia.
Assim, o brilho da obra brasileira também se estende ao Globo de Ouro 2026. Na lista de indicados divulgada em dezembro, o filme garantiu presença em duas categorias principais: Melhor Filme de Drama e Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. A 83ª edição do evento, marcada para o dia 11 de janeiro, colocará o projeto brasileiro lado a lado com grandes produções internacionais. Desta forma, o cenário traz um otimismo renovado para o audiovisual do Brasil, especialmente após a jornada de Ainda Estou Aqui no ano anterior, que, embora tenha sido indicado, viu o prêmio ir para o francês Emilia Perez.
'O Agente Secreto'
A trama, dirigida por Kleber Mendonça Filho, é um suspense ambientado nos anos 70. A história acompanha Marcelo, interpretado por Wagner Moura, um professor universitário que deixa São Paulo em direção a Recife na tentativa de despistar a vigilância governamental da época. No entanto, o clima de tensão aumenta quando ele percebe que a vigilância pode estar mais próxima do que imagina, partindo de seus próprios vizinhos.