O restaurante Jamile, que teve o mezanino desabado, nesta quarta-feira (8) causando uma morte e deixando ao menos cinco feridos, conta com a assinatura de Henrique Fogaça no cardápio e os sócios do estabelecimento são Alberto Hiar – o Turco Louco, dono da grife Cavalera e o empresário Anuar Tacach, fundador da agência Out Out Office.
O local, inaugurado em 2015, recebeu o mesmo de Dona Janice, mãe do empresário Alberto Hiar. Na época ela tinha mais de 90 anos e carregava uma paixão pela culinária e e era especialista na "comida afetiva", que Henrique Fogaça costuma defender durante suas participações nos programas de televisão como o "MasterChef".
Antes da explosão que causou o desabamento, o restaurante contava com um amplo salão no mezanino, cozinha aberta e um balcão para clientes que gostam de observar o preparo dos pratos, além de um terraço interno.
Até o momento, nenhum dos donos se manifestou sobre o incidente nas redes sociais. O perfil oficial do restaurante divulgou uma nota lamentando o ocorrido.
"Em razão do acidente ocorrido hoje no Jamile Restaurante, expressamos nossa solidariedade e profundo respeito aos nossos colaboradores e seus familiares. Estamos inteiramente comprometidos em oferecer todo o suporte necessário neste momento, prestando assistência e acolhimento a todos os envolvidos. Estamos colaborando com os órgãos públicos competentes para esclarecimento dos fatos. A família Jamile se une em força e cuidado, com gratidão a todos que têm manifestado apoio e compreensão", diz o texto.
A publicação está fechada para comentários no Instagram. Mais cedo, Henrique Fogaça também se manifestou mediante nota, divulgada por sua assessoria de imprensa, e postada em suas redes sociais.
O profissional reforça que assina o cardápio do restaurante e não possui qualquer participação societária ou vínculo de propriedade com o estabelecimento.
"Fogaça manifesta sua solidariedade integral às vítimas e a seus familiares, reafirmando que sua principal preocupação neste momento é o bem-estar de todos os envolvidos e o acompanhamento da assistência necessária.
Embora esteja fora do país, o chef mantém contato constante com os responsáveis pelo restaurante e acompanha de perto o desenrolar da situação, apoiando a apuração rigorosa das causas do ocorrido, em colaboração com as autoridades competentes", diz a nota.
Até as 15h30, uma morte foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. Outras cinco pessoas foram socorridas com ferimentos e duas vítimas apresentaram abalo psicológico.