Melhor queijo do mundo é do Brasil e livre de lactose; veja

Queijo brasileiro supera produto suíço e ganha o 3º Mundial de Queijo

17 abr 2024 - 14h16
(atualizado às 14h24)
O Morro Azul é um queijo muito suave e muito cremoso e livre de lactose
O Morro Azul é um queijo muito suave e muito cremoso e livre de lactose
Foto: Laticínios Pomerode

O queijo Morro Azul, fabricado em Santa Catarina pela Vermont Queijos Especiais foi o grande campeão no 3º Mundial de Queijo.

Depois de ter empatado com o Gruyère Suíço, o produto brasileiro acabou levando a melhor e se consagrou como um dos melhores do mundo.

Publicidade

O Morro Azul é descrito como "um queijo muito suave e muito cremoso. Notas amanteigadas e lácteas são predominantes". Outro ponto importante é que o agora melhor queijo do mundo é livre de lactose, sem adição da enzima lactase. "A lactose é eliminada naturalmente na produção de queijos maturados", explica o site oficial da marca.

Participaram da competição quase dois mil queijos. Durante a segunda fase, os especialistas provam e dão notas aos queijos. O Morro Azul e o suíço Le Gruyére AOP Réserve 14 Meses ficaram com 6,13 pontos de média, com notas que vão de 3 até 7. Mas, ao passar pela comissão de desempate, o brasileiro ficou em primeiro.

Comandado pelo queijista francês Laurent Dubois, o Mundial de Queijo é um dos eventos mais importantes de queijo para o Brasil e o mundo. Outros 99 queijos receberam a medalha super ouro, 149 medalhas de ouro, 150 de prata e 200 de bronze.

Saiba mais sobre o queijo Morro Azul e o 3º Mundial de Queijo com o conteúdo completo, escrito por Matheus Mans.

Publicidade
Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações