Conheça a sopa que está sendo cozida há 45 anos sem parar

Também conhecida como “sopa eterna”, este é o prato mais famoso do restaurante tailandês Wattana Panich e atrai diversos turistas

17 ago 2022 - 10h34
(atualizado às 13h15)

Já imaginou comer uma sopa que foi feita há um ano? A ideia parece absurda. Mas, e se eu te disser que existe uma sopa que está sendo preparada sem parar há 45 anos? Ela existe e fica num restaurante em Bangkok, na Tailândia, chamado Wattana Panich. Apesar da ideia parecer bem estranha, o estabelecimento atrai turistas do mundo inteiro que estão em busca da sopa eterna. 

De acordo com a família proprietária do restaurante, o segredo é nunca jogar fora o caldo que sobra no fim do dia, e sim, adicioná-lo a sopa que será servida no dia seguinte, colocando mais ingredientes e água. Assim, a sopa de carne de boi, búfalo e bode segue sendo requentada há mais de quatro décadas. 

Publicidade

Eles usam uma técnica muito antiga conhecida como “ensopado perpétuo" ou “guisado perpétuo" ou “ensopado de caçador”, que consiste em deixar a sopa ferver constantemente em fogo baixo enquanto adiciona novos ingredientes, assim, o caldo absorve o máximo de sabor possível e fica ainda mais gostosa. A diferença é que, na técnica original, o caldeirão é esvaziado e limpo em alguns momentos, no Wattana Panich isso nunca acontece. 

E se você é daqueles que ama ver um ambiente limpinho e uma louça brilhando, esse não é o seu lugar. Isso porque os donos também tornaram o ato de não limpar a borda da panela uma tradição. A casca marrom endurecida em torno do caldeirão é basicamente o caldo que tem espirrado durante esses 45 anos. 

Foto:

Outro fato interessante é que a sopa não segue uma receita com porções contadas, na verdade, a família desenvolveu a habilidade de provar e saber exatamente o que está faltando e, então, adicionar os ingredientes ao caldo. 

Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações