As frutas são grandes aliadas da saúde e exercem um papel importante no combate a processos inflamatórios do organismo. Mas, afinal, quais delas são mais indicadas quando o objetivo é ajudar a desinflamar?
"Para respondermos a essa pergunta de forma técnica e científica, precisamos avaliar entre o universo das frutas, aquelas que possuem maiores concentrações de bioativos, tais como polifenóis, fibras solúveis e sua capacidade em atuar como antioxidante", explica Dra. Ligiê Helena Brito - Médica Nutróloga e membro da Comissão Científica da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia).
São elas:
Grupo das frutas vermelhas: morango, amora, framboesa, acelera, mirtilo, uvas.
"Suas concentrações em quercetina, ácidos elágicos e antocianinas são elevadas, trazendo a função de antioxidante". diz.
Grupo Cítrico: laranja, limão, tangerina, abacaxi e kiwi.
São ricos em Vitamina C, naringenina e hesperidina; com importante função na imunidade.
Outros:
Maçã: rica em pectina e quercetina. "É um excelente prebiótico, auxiliando na nutrição intestinal", diz a médica.
Abacate: rico em luteína, vitaminas lipossolúveis como vitamina E e A. "Auxilia no equilíbrio do colesterol assim como em dietas para pacientes portadores de diabetes", complementa.
Qual é a melhor forma de consumo?
A fruta fresca, sempre deve ser a melhor opção. "Quanto menor o processamento, maior a preservação dos bioativos", explica a especialista, que ainda diz que o congelamento também é uma excelente opção.
"Principalmente para morangos, amora e framboesas, pois preservam integralmente seus nutrientes, Evite: sucos, frutas desidratadas ou frutas que receberam adição de açúcar", conclui.