França proíbe distribuição de bebidas doces em refil

27 jan 2017 - 13h55
(atualizado às 16h20)

A França proibiu a partir desta sexta-feira (27) a distribuição ilimitada, de forma gratuita ou com preço fixo, de refil de bebidas doces em estabelecimentos do setor hoteleiro, educacional e em restaurantes.

A medida, publicada na quinta-feira no Diário Oficial, se enquadra dentro da lei da modernização do sistema de saúde do Governo francês promulgada em 26 de janeiro de 2016, por isso que não é nenhuma surpresa para os estabelecimentos afetados.

Publicidade

O documento especifica como exemplos de bebidas submetidas à nova regulação as bebidas aromatizadas, sejam gasosas ou não, as energéticas e os concentrados de frutas e/ou verduras, sempre que contenham altos níveis de açúcares.

Foto: sfe-co2 / iStock

Dentro dos prejudicados estão os estabelecimentos que oferecem o famoso free refill, o que inclui grandes multinacionais como KFC, Quick e as cafeterias IKEA.

A lei busca prevenir o sobrepeso, a obesidade e doenças relacionadas ao consumo elevado de açúcar como diabetes, especialmente entre os jovens, e cumpre com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja também

Latinas fitness nas redes sociais
Video Player
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se