5 vitaminas e minerais que aumentam a imunidade

Use e abuse dos vegetais para manter uma boa saúde!

18 ago 2022 - 16h06
(atualizado em 19/8/2022 às 13h47)
Se alimentar de forma saudável é importante para a manutenção da sua saúde | Foto: Shutterstock
Se alimentar de forma saudável é importante para a manutenção da sua saúde | Foto: Shutterstock
Foto: Guia da Cozinha

Alimentos ricos em benefícios nutricionais são a base para uma dieta saudável. Isso porque, eles aumentam a imunidade, previnem infecções, regulam o metabolismo, regeneram a pele e os ossos… Enfim, esses são apenas alguns exemplos de ganhos ao consumir alimentos ricos em bons nutrientes.

A grande questão é que as vitaminas e sais minerais não são produzidas pelo organismo e precisam ser absorvidas por meio da alimentação e exposição solar, como no caso da vitamina D, por exemplo. Por isso, uma dieta equilibrada que contemple todos os grupos alimentares é essencial para a manutenção da saúde.

Publicidade

Com a consultoria da médica nutróloga Dra. Marianna Magri, conheça a seguir algumas vitaminas e alimentos fundamentais para aumentar a imunidade e prevenir infecções.

Vitaminas e minerais que aumentam a imunidade e previnem infecções

Se alimentar de forma saudável é importante para a manutenção da sua saúde | Foto: Shutterstock
Foto: Guia da Cozinha
  • Vitamina C: antioxidante essencial para proteger o corpo humano dos radicais livres, sua deficiência pode aumentar infecções. Para usufruir dessa proteção inclua os seguintes alimentos na dieta: brócolis, couve-manteiga, pimentão, repolho, acerola, caju, goiaba, kiwi, laranja e limão.
  • Complexo B: esse complexo de vitaminas ajuda a prevenir infecções, auxilia no combate a pressão alta, diabetes, anemia, enxaqueca, colesterol, problemas vasculares, doenças congênitas e neurológicas. Portanto, uma dieta rica em carne de porco, grãos integrais, soja, ervilha, leite, bife de fígado, grão-de-bico, gema de ovo e peito de frango garantem todos esses benefícios!
  • Selênio: mineral com um grande poder antioxidante, que fortalece o sistema imunológico e é uma importante ferramenta na prevenção de doenças, como algumas disfunções na tireoide, por exemplo. Você sabia que o selênio está presente na água? Sim, mas suas concentrações são baixas. Para aproveitar seus benefícios nutricionais, consuma alimentos como castanhas e gema de ovo.
Conheça alimentos que aumentam a imunidade e inclua no seu dia a dia | Foto: Guia da Cozinha
Foto: Guia da Cozinha
  • Magnésio: regula a função nervosa, alivia dores musculares, previne a osteoporose. Além disso, esse mineral alivia a azia e controla os níveis de açúcar no sangue. Fácil de encontrar nas receitas fit, o magnésio está presente em vários alimentos como sementes, amendoim, aveia e banana.
  • Zinco: grande aliado no fortalecimento da imunidade. Este mineral também atua na produção hormônios e, associado à imunidade, promove uma aceleração nos processos de cicatrização. Por isso, invista em alimentos de origem animal como ostra, camarão, carnes de vaca, frango, peixe e fígado. Além disso, o zinco também é encontrado em castanhas, cereais, legumes e tubérculos.
E você,  já conhecia todas essas propriedades tão importantes para aumentar a imunidade e manter sua saúde em dia?

Fonte: Dra. Marianna Magri, nutróloga.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações