Arroz de couve-flor: Aprenda uma opção saudável para as refeições

O arroz de couve-flor é uma boa opção para substituir o grão tradicional. Aprenda a receita e confira os benefícios para a saúde.

12 nov 2015 - 15h43

Com apenas 35 calorias a cada 100 gramas, a couve-flor é aliada da saúde. Fonte de minerais e vitaminas, o alimento é recomendado para quem deseja substituir os carboidratos das refeições principais. O arroz de couve-flor, por exemplo, é um prato que pode auxiliar no e contribuir para a . Aprenda a receita e descubra outros benefícios.

A opção substitui o arroz tradicional no almoço.
A opção substitui o arroz tradicional no almoço.
Foto: Shutterstock / Vivo Mais Saudável

Publicidade

Delicie-se com o arroz de couve-flor

Embora o seja um ingrediente tradicionalíssimo na mesa dos brasileiros, substituí-lo pelo arroz de couve-flor é uma boa dica para quem está de olho na balança e quer ficar com o corpo mais sequinho no verão. O prato combina com carnes variadas e com salada. Também vale incluir brócolis e cenoura ralada para dar um colorido todo especial à receita.

Ingredientes:

- ½ couve-flor

- ½ xícara de chá de cebola ralada

Publicidade

- 1 dente de alho amassado

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

- 1 colher de sopa de salsinha picada.

Modo de Preparo:

Lave a couve-flor com água fria e seque com cuidado. Depois, passe-a num ralador com corte grosso. Se preferir, pode colocá-la no processador e bater na função pulsar.

Em uma frigideira, coloque uma pequena quantidade de azeite e acrescente a cebola e o alho. Refogue até dourar. Adicione a couve-flor e espere cinco minutos. Tempere com sal e pimenta. Polvilhe salsinha e misture bem. Sirva ainda quente.

Publicidade

Benefícios do arroz de couve-flor

Parecida com brócolis, a contém altos níveis de sais minerais e de vitamina C. Pobre em calorias e gorduras, a hortaliça é um alimento de fácil digestão, já que é fonte de fibras. Com antioxidantes, ela auxilia a retardar o envelhecimento e ainda é capaz de aumentar a imunidade e proteger o coração de doenças.

Para escolher a couve-flor certa para o consumo, fique de olho nos conjuntos. Eles devem estar agrupados e com cores vibrantes. Se alguma região da hortaliça apresentar descoloração ou tons amarelados, não compre. Dê preferência para os ramos que contenham folhas. Eles são mais fresquinhos.

Se você deseja aproveitar o alimento em outras receitas, fique ligado nas formas de preparo: a hortaliça pode ser feita no vapor, refogada, preparada no micro-ondas ou cozida em água. O ideal, é cozinhar ou fervê-la rapidamente. Assim, todos os nutrientes são mantidos.

Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Quer receber nossas receitas fáceis e saborosas?
Ativar notificações