Sesc São Paulo ajuda mães e pais com orientação sobre amamentação e alimentação de bebês

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, unidades do Sesc no estado promovem atividades gratuitas com orientações para alimentação de bebês

2 ago 2024 - 19h58
(atualizado às 20h19)
Projeto 'Do Peito Ao Prato', do Sesc São Paulo
Projeto 'Do Peito Ao Prato', do Sesc São Paulo
Foto: Sesc São Paulo/Marinho Rodrigues

Entre os dias 1 e 7 de agosto, durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Sesc São Paulo realiza a sexta edição do projeto "Do Peito ao Prato". A ação em rede acontece em 27 unidades na capital, interior e litoral do estado e conta com mais de 70 atividades gratuitas voltadas a todos os públicos como oficinas, cursos, vivências, palestras, rodas de conversa, feiras e exibição de filmes, que abordam a importância da alimentação adequada e saudável para bebês de zero a dois anos, reconhecendo-a como decisiva para a saúde nesta faixa etária e com reflexos por toda a vida.

O projeto aborda a relevância da alimentação na primeiríssima infância, considerando-a a partir de uma perspectiva complexa e que contemple não apenas a sua dimensão nutricional, mas reconheça seus desdobramentos sociais, econômicos, culturais, ambientais, políticos, dentre outros.

Publicidade

A programação oferece atividades que buscam ampliar as discussões sobre temas como a importância e vantagens do aleitamento humano, rede de apoio e a introdução alimentar complementar. 

No Sesc Belenzinho, no sábado (3), a palestra "Da gestação à introdução alimentar complementar: como se preparar para amamentar?" aborda orientações sobre o cuidado durante a gravidez e após o parto, a fim de obter sucesso na prática do aleitamento materno. 

Discutir a diversidade e sexualidade humana nas perspectivas fisiológicas e sociais entre a gestação e as práticas de aleitamento humano é o objetivo da vivência "Quem pode gestar e amamentar?", que acontece no Sesc Pompeia, na quarta-feira (7).

5 dicas para fazer a introdução alimentar dos bebês 5 dicas para fazer a introdução alimentar dos bebês

Publicidade

Unidades do litoral e interior também terão programação especial

No Sesc Santos, no sábado (3), acontece o bate-papo lúdico "Benefícios emocionais da rede de apoio", com Edi Holanda, educadora parental e Dani Ferraz, especialista e consultora em cuidado materno-infantil, que aborda os benefícios emocionais da rede de apoio para as lactantes e seus bebês.

Na unidade de Araraquara, o grupo de Apoio ao Parto fará uma palestra de acolhimento às gestantes por meio dos coletivos “Acolher – Doulas de Araraquara” e “Movimento pela Humanização do Parto em Araraquara”, também no sábado (3).

No domingo (4), o Sesc Birigui realiza a oficina “Introdução alimentar complementar para crianças neurodivergentes”. Nesse encontro, haverá orientações que vão auxiliar no processo de introdução alimentar complementar, fase desafiadora na vida das famílias, principalmente aquelas com crianças neurodivergentes.

Outros destaques da programação ficam por conta de atividades e debates sobre introdução alimentar complementar indígena; o processo de desmame; a introdução alimentar complementar na neurodiversidade; desafios da mulher periférica na amamentação, além de um curso EAD gratuito para todas e todos.

Publicidade

Serviço

O quê: Projeto “Do Peito ao Prato”

Quando: De 1 a 7 de agosto

Onde: Sesc 14 Bis, Sesc 24 de Maio, Sesc Belenzinho, Sesc Casa Verde, CineSesc, Sesc Guarulhos, Sesc Interlagos, Sesc Ipiranga, Sesc Itaquera, Sesc Pinheiros, Sesc Pompeia, Sesc Santana, Sesc Santo Amaro, Sesc Santo André, Sesc São Caetano, Sesc Vila Mariana, Sesc Araraquara, Sesc Birigui, Sesc Campinas, Sesc Catanduva, Sesc Piracicaba, Sesc Registro, Sesc Santos, Sesc São José dos Campos, Sesc Sorocaba, Sesc Taubaté e Sesc Thermas de Presidente Prudente.

Programação completa: https://www.sescsp.org.br/dopeitoaoprato

Fonte: Redação Terra Você
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações