Vale a pena perdoar uma traição? Psicanalista responde!

Quando uma pessoa é traída, é comum que se sinta muita frustração, raiva e até desejo de vingança

10 mar 2025 - 04h59
Perdoar uma traição pode ser um desafio grande para muita gente
Perdoar uma traição pode ser um desafio grande para muita gente
Foto: Freepik

Descobrir uma traição da pessoa amada é algo muito triste e decepcionante. Muitos casais não conseguem se perdoar em situações como essa e acabam se separando, mesmo quando estão em relacionamentos longos.

"Geralmente a sensação da traição gera uma fissura na relação do casal. Quando isso acontece, é comum que se sinta muita frustração, muita raiva, algumas vezes desejo de vingança e até mesmo o desejo de separação. Há casais que não conseguem superar uma traição", conta a psicanalista Ana Gabriela Andriani, mestre e doutora pela Unicamp.

Vale a pena perdoar uma traição?

Segundo a profissional, o perdoar não tem a ver com negar a situação, fingir que ela não aconteceu. "A fissura está ali. O perdoar tem a ver com o conseguir ultrapassar esse acontecido. O que eu vejo é que isso é possível tanto para casais que têm um vínculo afetivo grande, como para os que têm recursos emocionais para suportar essa situação, essa reflexão", explica.

Publicidade

Muitas vezes, isso permite com que o casal construa novas bases de confiança. "Eles não voltam ao ponto original de quando namoravam ou do ponto anterior à traição, mas eles podem se entender e se conhecer de uma forma mais integrada com suas qualidades e com suas falhas. Podem perceber que a relação tem falhas e construir uma relação mais profunda nesse sentido do se conhecerem mais e com mais qualidade de confiança", complementa Ana Gabriela.

A psicanalista diz que percebe nos casais que atende que o perdoar é possível e vale a pena além de quando se tem esse vínculo forte de afeto. "Quando o casal sente que a gratificação que um dá para o outro é maior do que a frustração da traição e que isso pode ser integrado na relação. A traição pode ser integrada na relação como um momento que fez parte da história do casal", conclui.

Simples Conteúdo
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações