Enem 2024: saiba como pedir isenção de taxa e fazer a prova de graça

15 abr 2024 - 17h03

Nesta segunda-feira (15), iniciou o período para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2024. Aliás, o período de solicitação vai até 26 de abril. Mas, afinal, quem se enquadra na isenção dos R$ 85,00 cobrados pelo MEC? Te contamos tudo!

Enem 2024: saiba como pedir isenção de taxa e fazer a prova de graça
Enem 2024: saiba como pedir isenção de taxa e fazer a prova de graça
Foto: Pinterest / todateen

Para ser isento do pagamento do Enem e realizar a prova de graça, o estudante precisa se enquadrar em algum dos requisitos estabelecidos pelo Inep. Confira:

Publicidade
  • Aluno do último ano do Ensino Médio em escola pública;
  • Formados que cursaram o Ensino Médio em escola pública ou privada com bolsa integral. No entanto, nesse caso o estudante precisa comprovar renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica membros de família de baixa renda e inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Aliás, nesse caso o estudante precisa ter o Número de Identificação Social (NIS).

Para fazer a solicitação, basta entrar na página do participante do Enem e realizar o login com a conta Gov.br. Assim, o estudante deve seguir os passos apresentados na tela, preencher o formulário e enviar os documentos necessários.

Mas, atenção: candidatos que solicitaram a isenção em 2023 e não compareceram à prova deverão justificar a ausência para realizar uma nova solicitação.

Calendário de isenção do Enem

Período de solicitação: de 15 a 26 de abril de 2024;

Resultado: 13 de maio de 2024;

Publicidade

Período para solicitar recurso em caso de reprovação: de 13 a 17 de maio de 2024;

Resultado do recurso: a partir do dia 24 de maio de 2024.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações