Feng shui: conheça 4 objetos que podem minar sua energia

Segundo o feng shui, quadros que mostram pessoas tristes ou paisagens sombrias não são boas opções para a decoração.

21 jan 2026 - 18h19

Alguns objetos podem prejudicar o astral e drenar sua energia; entenda por quê

Para os adeptos do feng shui, é muito importante selecionar os acessórios e utensílios que irão enfeitar a casa ou facilitar a rotina. Isso porque, segundo essa filosofia milenar, que ensina a harmonizar os ambientes, os objetos devem sempre produzir sentimentos positivos, como alegria, entusiasmo e esperança. Assim, qualquer estranhamento provocado por algum deles deve ser entendido como um sinal para agilizar uma doação.

Os acessórios devem comunicar ânimo e alegria; saiba como fazer uma varredura em casa com a ajuda da sua intuição
Os acessórios devem comunicar ânimo e alegria; saiba como fazer uma varredura em casa com a ajuda da sua intuição
Foto: FreePik / Revista Malu

"Se você conserva em sua casa coisas com as quais faz associações negativas, mesmo que ainda tenham muitos anos de vida útil, elas estão poluindo seu espaço e sua psique", ensina a consultora Karen Kingston no livro de sua autoria Arrume sua bagunça com o feng shui (Pensamento).

Publicidade

Confira quatro tipos de objetos que podem desajustar o equilíbrio das vibrações na sua residência e, consequentemente, minar sua energia pessoal:

1 - Coisas que trazem más recordações

Imagine que, durante uma briga, sua irmã quebrou parte de uma caixa de joias pela qual você sempre teve muito apreço. Após a reconciliação, ela mesma se ofereceu para ajudar você a reparar as partes danificadas dessa caixa. Porém, as marcas remendadas da discórdia permaneceram no objeto. Desse modo, cada vez que você olha para ele, costuma se lembrar do desentendimento e da mágoa que sentiu naquele dia. O que fazer? Repasse esse objeto o quanto antes! A sensação de alívio vai compensar.

2 - Objetos ligados à antiga união

Publicidade

Se estiver a fim de investir num novo relacionamento amoroso, não mantenha objetos significativos dos tempos da sua antiga união no seu lar. Mesmo que o fim da relação tenha sido tranquilo, as energias desses objetos podem travar a aproximação de um novo alguém. Uma boa alternativa é oferecer essas coisas aos filhos ou sobrinhos como relíquias de família. Caso não consiga se desfazer deles, mantenha-os, pelo menos, longe do seu quarto. O feng shui considera o dormitório um local sagrado de repouso e renovação de laços conjugais.

3 - Presentes de ex-amigos

Pelo menos uma vez na vida, quase todo mundo sofre decepções com amigos, certo? Se for o seu caso, faça uma varredura na sua morada a fim de eliminar os presentes de pessoas que não agiram com honestidade ou empatia com você. Ou seja, os ex-amigos. O motivo? Esses objetos também podem drenar sua energia, uma vez que continuarão ativando memórias dolorosas cada vez que forem avistados, utilizados ou higienizados. Uma dica: bazares beneficentes estão sempre precisando de prendas. Não perca tempo!

4 - Acessórios que provocam tristeza ou desânimo

Circule pela sua casa e examine as coisas que você vê todos os dias. Valem porta-retratos, caixas, vasos, enfeites, quadros, lembranças de viagem ou itens de cozinha e banheiro. A consultora Karen Kingston recomenda que você pergunte a si mesma(o) a mensagem simbólica que cada um lhe transmite. Nessa hora, é fundamental consultar a própria intuição. Se sentir que algum acessório ou utensílio gera baixo-astral ou esvazia o tanque da sua energia, livre-se dele. Importante: o feng shui não aconselha quadros que retratem pessoas tristes, paisagens sombrias ou casebres humildes. Troque-os por figuras humanas felizes e saudáveis, paisagens solares, e imagens de rios e mares, capazes de abrir caminhos e atrair mais prosperidade.

Revista Malu
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações