Casas compradas e customizadas online ficam prontas em 150 dias

Hoje, é possível escolher um modelo pré-fabricado de casa e ter sua construção realizada em 150 dias, graças ao sistemas construtivos em light steel frame.

16 abr 2024 - 19h20

As construções em light steel frame vêm ganhando espaço na arquitetura faz algum tempo. De acordo com a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), o uso do steel frame na construção civil aumentou em cerca de 60% nos últimos anos. Isso se deve, principalmente, ao fato de que o sistema resolve as principais dores do mercado, como experiência de compra, fidelidade orçamentária, agilidade, sustentabilidade, custo benefício e qualidade de vida.

O steel frame é um sistema construtivo que utiliza estruturas de perfis de aço galvanizado, ao invés de cimento, areia e tijolos. Na prática, o método torna a construção mais rápida, organizada e racionalizada em relação à alvenaria tradicional. Com isso, ferramentas como enxadas, pás, betoneiras, carrinhos de mão e todo o entulho que acompanha construções comuns são deixados de lado.

Publicidade

Além disso, ao eliminar em 90% a necessidade de água comparado a alvenaria, o método é capaz ainda de fornecer uma obra muito mais sustentável, assim como proporciona maior agilidade e previsibilidade em todas as etapas de construção.

-
-
Foto: Espaço Smart/Divulgação / Casa.com

Graças a esse sistema construtivo, novos jeitos de comprar e projetar casas tornam-se possíveis. A Espaço Smart, por exemplo, é um e-commerce em que os consumidores podem escolher entre mais de 35 opções de residências prontas com diferentes metragens, adicionar opcionais como piso, esquadrias e acabamentos, selecionar a forma de pagamento com financiamentos e, 40 dias depois, receber todos os itens - estruturas, acabamentos, insumos - para ser erguida e instalada em seu terreno.

Segundo Fernando Scheffer, fundador da Espaço Smart, hoje o prazo médio para a conclusão da fundação, parte estrutural, vedações e cobertura é de 150 dias em uma casa de 250 m². "A celeridade acontece porque toda a estrutura em steel frame é produzida de forma engenheirada na fábrica da Espaço Smart e é levada diretamente para o canteiro de obras, basta executar a montagem no canteiro de obras. Já os materiais de vedação, fechamento e cobertura saem da loja mais próxima, tornando a execução rápida e sem interrupções", afirma. "Vale ressaltar ainda que, como se trata de uma construção a seco, o steel frame impede que os montadores façam pausas não programadas por conta de chuvas", complementa.

-
Foto: Espaço Smart/Divulgação / Casa.com

Utilizando o método construtivo light steel frame para a execução das obras, a empresa aposta em tecnologias de Realidade Aumentada, Inteligência Artificial e experiências de desempenho sobre o steel frame por meio de suas lojas físicas, localizada em 35 cidades brasileiras e também no Paraguai, para proporcionar maior segurança aos interessados na compra da casa.  Ao longo de seus 10 anos de trajetória, a empresa já comercializou mais de 3.500 casas por meio do modelo de negócio. Somente no ano passado, a companhia vendeu 560 residências prontas a um ticket médio de R$ 400 mil. Em 2024, a meta é entregar 750 unidades novas.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações