Qual é o melhor horário de treino para quem quer emagrecer ?

Estudo realizado com grupos que malhavam em turnos diferentes concluiu qual é o mais eficaz

25 mar 2024 - 16h59
(atualizado às 17h00)
Resumo
Um estudo relata que o período da manhã é o mais eficaz para quem deseja perder medidas com prática de exercícios físicos. Um outro estudo mostra que os exercícios matinais são mais eficazes para aumento do metabolismo e queima de gordura.
Foto: iStock

A prática de atividade física moderada ou intensa ainda é eficaz por sua capacidade de combater a obesidade e auxiliar na perda de peso. No entanto, existem controvérsias em relação ao melhor horário do dia para realizar essas atividades e ter resultados mais satisfatorios. 

Um estudo publicado na revista norte-americana Obesity diz que o período da manhã é o mais eficaz para aqueles que buscam perder medidas com a prática de exercícios físicos. De acordo com os cientistas, malhar entre 7h e 9h pode ser a melhor solução para quem quer emagrecer.

Publicidade

9 mitos e verdades sobre dietas emagrecedoras 9 mitos e verdades sobre dietas emagrecedoras

Durante uma análise, cerca de 5,2 mil participantes do Estudo Nacional de Exame de Saúde e Nutrição (NHANES) foram examinados. O padrão de atividade física foi categorizado em três grupos: manhã, meio-dia e noite. As pessoas que malhavam pela manhã, controlavam melhor o peso e tinham índices de massa corporal mais adequados. 

Um estudo publicado neste ano na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), afirma que os exercícios matinais são mais eficazes que os noturnos em termos de aumento do metabolismo e queima de gordura. Os testes foram feitos em roedores.

“Nossos resultados fornecem evidências de que a hora do dia impulsiona adaptações específicas ao exercício agudo no tecido adiposo de camundongos saudáveis. Se o momento do exercício pode ajustar o metabolismo adiposo para melhorar a homeostase energética (responsável por manter a temperatura corporal constante) na obesidade,  merece uma investigação mais aprofundada”, defendem os cientistas.

Publicidade

5 maneiras de usar vinagre de maçã para emagrecer 5 maneiras de usar vinagre de maçã para emagrecer

Fonte: Redação Terra Você
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações