A obesidade é associada a problemas para engravidar. E, de acordo com uma pesquisa da Faculdade de Medicina Penn State, nos Estados Unidos, perder peso não resolve a situação, mas pode melhorar a função sexual, aumentando o desejo e a excitação. Os dados são da publicação Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.

Estudo mostra que perder peso pode não ajudar a ter filhos
Estudo mostra que perder peso pode não ajudar a ter filhos
Foto: Getty Images

Calcule o seu índice de massa corporal (IMC)

Publicidade

Os cientistas acompanharam, durante dois anos, 29 mulheres com obesidade mórbida em idade reprodutiva. Todas passaram por uma cirurgia bariátrica. Exames constataram que as taxas de ovulação permaneceram altas, a qualidade da ovulação também se manteve inalterada e houve pouco efeito sobre o ciclo do ovário.

A exceção é um encurtamento notável de oito a nove dias da fase folicular (primeira metade do ciclo menstrual, a partir do fim do fluxo menstrual anterior até a libertação do óvulo). A obesidade é associada com ciclos menstruais mais longos, justamente devido a um aumento na fase folicular.

Questionários indicaram que a melhoras na vida sexual foram mais perceptíveis. O desejo e a excitação cresceram, o que tende a levar ao aumento da frequência sexual. “Os efeitos da perda de peso sobre a função reprodutiva são mais modestos do que imaginávamos. Outros fatores podem estar envolvidos com a infertilidade em mulheres obesas, tais como diminuição do desejo sexual e, portanto, menos relações sexuais”, disse o pesquisador Richard Legro.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações