'Valentino trouxe beleza às mulheres comuns', diz ex-modelo brasileira

Dalma Callado recordou que estilista era 'devotado à beleza em todas suas formas'

19 jan 2026 - 16h51
(atualizado às 16h59)

Considerada uma das supermodelos mais famosas das décadas de 1980 e 1990, a brasileira Dalma Callado afirmou ter sido uma das "musas" do estilista italiano Valentino Garavani, morto nesta segunda-feira (19), aos 93 anos.

Dalma Callado recordou que estilista era 'devotado à beleza em todas suas formas'
Dalma Callado recordou que estilista era 'devotado à beleza em todas suas formas'
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em entrevista à ANSA, a ex-modelo paulista comentou que Valentino "trouxe beleza às mulheres comuns" por meio de "suas roupas, da cor vermelha, de sua delicada sensualidade e do respeito pela feminilidade".

Publicidade

"Juntamente com seu parceiro Giancarlo Giammetti, eles construíram algo eterno; trabalharam a vida inteira pela beleza, juntos, prestando uma homenagem inesquecível a todas as mulheres", declarou Callado, um dos rostos mais requisitados da moda até o início dos anos 2000.

A brasileira, que foi rosto de marcas como Yves Saint Laurent e Christian Dior, contou que conheceu Valentino no início da década de 1980, quando esteve em Roma para participar de um ensaio fotográfico para a Vogue. Na ocasião, a agência lhe pediu que fosse a um casting na maison comandada pelo estilista.

"Fiquei irritada e fui sem maquiagem, a contragosto. Quando cheguei à casa de moda, todos me olharam de soslaio por causa da minha aparência. No entanto, Valentino entrou e me fez experimentar um vestido ali mesmo, na passarela, só nós dois.

Depois, outro vestido, com todas as costureiras ao redor. Estava feito. Desfilei para ele em janeiro e, logo depois, ele me tornou a estrela de sua campanha. Nos tornamos amigos e ele também foi padrinho do meu casamento, em 1994, em Cetona", recordou a ex-supermodelo.

Publicidade

Callado disse ainda que chegou a ajudar Valentino em suas criações, dando ideias, sugestões e propondo temas, como o desfile de 1990/91 inspirado em Marlene Dietrich. Sua carreira no mundo da moda chegou ao fim no início dos anos 2000, após o nascimento de seu filho.

"Quero concluir relembrando os elogios que Valentino me fazia quando eu vestia suas roupas, fazendo-me sentir como uma rainha. Ele dizia que eu tinha o cabelo mais bonito do mundo e o corpo mais bonito da passarela. Sim, eu era sua musa, mas ele e Giancarlo eram um casal verdadeiramente devotado à beleza em todas as suas formas. O amor deles é um exemplo de elegância e sobriedade para todos", concluiu. .

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se