Erika Hilton na Casa de Criadores: "Moda tem que ser plural"

8 dez 2025 - 17h33

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) assistiu a dois desfiles na Casa de Criadores neste domingo (7), das marcas Das Haus e do estilista indígena Sioduhi, os dois últimos que se apresentaram na sala Flávio de Carvalho, no Centro Cultural São Paulo. 

A deputada Eriika Hilton e André Hidalgo na Casa de Criadores 57
A deputada Eriika Hilton e André Hidalgo na Casa de Criadores 57
Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite / Elas no Tapete Vermelho

O diretor do evento André Hidalgo agradeceu a deputada pela presença e pelo apoio ao evento, que propiciou a realização não só dos desfiles, mas das exposições e das oficinas de capacitação, também apoiadas por patrocinadores. Erika Hilton, que é trans e tem como uma das plataformas a inserção de pessoas LGBTQIA+ no mercado, além de defender seus direitos, reforçou a importância da moda como expressão cultural e ferramenta de transformação social.

Publicidade

Antes do início da apresentação, agradeceu o convite e destacou que seu mandato tem atuado para valorizar a diversidade, garantir espaço para corpos e narrativas marginalizadas e fortalecer iniciativas que usam a moda para promover inclusão.

A deputada Eriika Hilton na Casa de Criadores 57
Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite / Elas no Tapete Vermelho

Durante a fala, Erika lembrou que a moda brasileira precisa ser plural e representatival. "Nosso trabalho na política também tem a ver com valorizar a diversidade e entender a moda como cultura. Essa moda tem que ser feminina, plural, preta, viada, sapatão. Que ela seja democrática, que ela capacite", disse e acrescentou: "Afinal, uma das nossas emancipações também passa pelo trabalho, pelo conhecimento, pelo fortalecimento das nossas ideias. Então que os nossos mandatos e as nossas vozes sejam para fortalecer tudo aquilo que representa transformações e mudanças estruturais" afirmou, ao defender ainda uma moda sustentável, preocupada com o lixo da indústria têxtil.

"Uma moda que traga não só roupas para que a gente possa vestir, mas que traga histórias, vivências, cultura e conhecimento", completou. Ela encerrou dizendo que continua à disposição do setor para apoiar projetos que ampliem oportunidades e deem visibilidade a quem faz da moda um caminho de mudança estrutural.

Erika Hilton e Daniel Zezza no Prêmio Geração Glamour
Foto: Andy Santana/Brazil News / Elas no Tapete Vermelho

Erika foi ao evento ao lado do noivo Daniel Zezza, fotógrafo, diretor criativo e ativista. Ele também é um homem trans. O casal, que está junto desde 2023, anunciou o noivado no final de novembro de 2025 e a primeira aparição pública dos dois após a notícia foi no sábado (6), durante o Prêmio Geração Glamour (foto acima).

Publicidade

Erika, primeira deputada trans e negra a ser eleita para a Câmara Federal, sempre esteve ligada com moda como forma ato político. Em entrevista exclusiva ao "Elas no Tapete Vermelho, em 2023, ela disse: "Eu estou sempre conectada com a moda, porque eu amo moda. Acho que a crise no Brasil também é estética. Através da moda e da linguagem estética, eu tenho conseguido me acessar com os jovens, com essa comunidade que se sente atraída pelo meu projeto político também através da moda. Pensar a política com seriedade, entender a moda também com uma ramificação do fazer político é extremamente importante. A moda é um ato político muitas vezes, por isso acho que uma parlamentar que traga consigo a moda como elemento de fazer política é algo inovador no Brasil e, por isso, eu me conecto tanto com ela."

Clique no link ouvir a fala de Erika na Casa de Criadores

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se