Meditação: conheça 4 motivos para praticar à noite

Da reflexão ao sono: prática pode ser aplicada para diferentes objetivos e não é tão complexa quanto parece

10 out 2022 - 05h01
(atualizado em 11/10/2022 às 12h17)

Nem sempre é fácil enfrentar momentos de ansiedade e estresse, por isso, autoconhecimento e autocontrole são excelentes ferramentas para lidar melhor com tais condições. Por meio da meditação, é possível se voltar não somente a esses elementos, como também ao próprio bem-estar.  

A meditação guiada é uma ótima opção para relaxar a mente
A meditação guiada é uma ótima opção para relaxar a mente
Foto: Pixel-Shot / Adobe Stock

Bastante versátil, a prática não depende de técnicas difíceis ou mesmo requer vasta experiência, está disponível a todos e, apesar de ser vista equivocadamente como uma atividade matinal, pode ser realizada ao final do dia. Confira 4 razões para meditar à noite. 

Publicidade

Refletir sobre o seu dia 

Ter um tempo de reflexão nesse momento é uma oportunidade ímpar para organizar as ideias e realmente avaliar cada detalhe. Assim, praticante foca em pontos sobre si e o que o cerca para dar início ao processo constante de autoanálise, sempre de maneira positiva, com o próprio desenvolvimento como meta. 

Para esse objetivo, a dica central é meditar antes de se preparar para dormir, isto é, não tão próximo do momento em que pretende efetivamente descansar, assim a postura é mantida e a atividade realmente concluída. 

Controlar ansiedade e estresse 

As sessões meditativas possuem exercícios de respiração bem interessantes, e eles podem ajudar a aliviar as tensões do dia, reduzindo o estresse e controlando a ansiedade, dois dos inimigos do sono. Durante eventos estressantes, o cortisol tende a ser liberado em maior quantidade no organismo: ele é popularmente conhecido como hormônio do estresse

Há variadas técnicas de respiração e, para aqueles que não conhecem ou têm dúvidas sobre execução, as meditações guiadas são as mais indicadas e facilitarão o andamento do meditar. 

Publicidade

Conectar corpo e mente 

As etapas anteriores estão diretamente ligadas a esse tópico, afinal, a conexão da mente com o corpo fará toda a diferença para, enfim, alcançar o estágio de relaxamento ideal: como funciona? Um dos propósitos da meditação é aumentar a concentração, por isso, meditações guiadas podem ser exploradas por todos aqueles que desejam focar na prática, sem preocupações – a orientação ajudará na realização do passo a passo. 

Dormir melhor 

Diversos estudos indicam que os brasileiros dormem mal – as mulheres são as mais afetadas pela condição –, e não é segredo que uma boa noite de sono é essencial para o desenvolvimento adequado, já que hormônios são liberados e o cérebro consolida as informações obtidas ao longo do dia durante esse período.  

A meditação tem diversas aplicações, e cabe ao praticante identificar a melhor opção para si: aumentar o foco, reduzir estresse, relaxar, entre outras. 

Lembrete: se você deseja realizar uma meditação para refletir, a postura será fundamental; por outro lado, há quem goste de meditações para dormir, então deitar-se favorecerá a chegada do sono. 

Publicidade

Encontre meditações para aliviar o estresse e controlar a ansiedade. Clique aqui para saber mais sobre o Atma.

Seu app de meditação
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se