Um anúncio de suplementos alimentares tem gerado polêmica entre usuários do transporte público de Londres, adeptos de redes sociais e uma ex-participante do Big Brother inglês. O motivo é a propaganda da nova linha emagrecedora da Protein World, que espalhou por vários pontos da capital da Inglaterra uma imagem da modelo Renee Somerfield de biquíni com a frase Are You Beach Body Ready? (Você está com o corpo pronto para a praia?, em português).
Imadiatamente após a publicação, as pessoas começaram uma enxurrada de críticas nas redes sociais dizendo que, independente da forma física, todas as pessoas estão preparadas para ir à praia. A movimentação deu origem a uma petição online pedindo a retirada do anúncio que já foi assinada por mais de 45 mil pessoas. Além disso, a hashtag #everybodysready (#todomundoestápronto) ganhou o Twitter e tem sido espalhada por Londres. Os críticos também depredaram e riscaram a imagem.
Isso tudo fez com que um novo capítulo fosse adicionado à polêmica. A ex-participante do Big Brother inglês Katie Hopkins, conhecida por seus comentários ácidos na TV, usou o Twitter para criticar quem reprovou o anúncio dizendo que "feminismo não é desculpa para ser gordo. Coma menos e se movimente mais", escreveu ela em um dos posts.
Chubsters, quit vandalising
@ProteinWorld
ads & get your arse running on the road. Feminism isn't an excuse for being FAT.
#EatLessMoveMore
— Katie Hopkins (@KTHopkins)
27 abril 2015
"Anúncios sendo vandalisados. Parem de fazer isso e vão correr. A sociedade tem uma grande aceitação por pessoas gordas, mas muito abuso por quem é magro e come com moderação", comentou também. Ela ainda cutucou os críticos chamando-os de "chubsters", uma gíria inglesa que se refere pejorativamente as pessoas acima do peso que são confiantes, bonitas, bem-vestidas e de personalidade marcante, características que compensariam a falta de atributos físicos pelo comportamento.
As autoridades sobre o assunto na Inglaterra disseram que já receberam 216 reclamações e estão investigando o anúncio e analisando a possibilidade de retirá-lo do ar.
@sashemjay
Fix:
#GamerGate
and thanks to censormonkeys we're now tackling them at their source.
#everybodysready
pic.twitter.com/2WYJavtNcr
— InvisibleJim (@InvisibleJimBSH)
26 abril 2015
FYI: we are planning a massive group photo next weekend. Let me know if you're interested!
#everybodysready
pic.twitter.com/HbYuAdg8dp
— Tara Costello (@Catstello)
24 abril 2015
@ProteinWorld
Homer is ready.
#everybodysready
pic.twitter.com/olfbghj8kd
— TX SJW (@srnbutts)
27 abril 2015
#everybodysready
for beach no matter who their body
#size
is!
#beachbodyready
#beachbody
#summer
pic.twitter.com/r5Rehjl1W8
— Halima Idrissi (@halimazidrissi)
27 abril 2015
Perfect example of a
#campaign
gone wrong...
http://t.co/m3Witt1SvY
#everybodysready
pic.twitter.com/2eTgLa2cHf
— Linda Sandhoff (@LindaSandhoff)
27 abril 2015
Vladimir is ready.
#everybodysready
@ProteinWorld
pic.twitter.com/JR6YzHiepA
— TX SJW (@srnbutts)
27 abril 2015