Oferecimento

Veja as 10 árvores mais curiosas e diferentes do mundo

Desde espécies inusitadas a acontecimentos raros, as árvores chamam atenção de toda uma região.

23 fev 2025 - 13h22
(atualizado às 13h56)

Desde a educação básica replicamos a famosa imagem de uma árvore com tronco marrom e uma copa verde e larga. Apesar de muito mais comum, essa não é a única forma que as árvores podem ser encontradas na natureza. 

1. Baobá

Avenida dos baobás em Madagascar
Avenida dos baobás em Madagascar
Foto: Hiroki Ogawa/Creative Commons Attribution 3.0 Unported / Reprodução

Com um dos formatos mais únicos e característicos, o Baobá em um tipo de árvore típico da região de Madagascar e símbolo da nação de Senegal. No entanto, ele também pode ser encontrado em regiões do Brasil como no Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Publicidade

2. Castanha de Macaco

Castanha de macaco
Foto: José Gabriel de Souza Silva/UENF / Divulgação

A árvore conhecida como Castanha de Macaco ou macacarecuia é peculiar pela produção de frutos e flores no seu tronco, além do formato diferente. Ela pode ser encontrada na região Norte e Centro-Oeste.

3. Árvore da vida

Árvore da vida, no meio de deserto no Bahrein
Foto: Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported / Reprodução

A Shajarat-al-Hayat, conhecida como árvore da vida, sobrevive no meio do deserto do Bahrein há, pelo menos, 500 anos. Essa acácia de quase 10 metros é vista como um exemplo de longevidade em meio à secura. Histórias da região contam que ela pertencia ao bíblico Jardim do Éden.

4. Bialbero di Casorzo

Bialbero di Casorzo em Piemonte, na Itália
Foto: CC BY-SA 2.0 / Reprodução

O Bialbero di Casorzo (Árvore dupla de Casorzo) fica em Piemonte, na Itália, e é um ponto turístico da cidade devido à diferente formação dela. Nas mesmas raízes vivem uma amoreira (que fica na parte de baixo) e uma cerejeira (que vive na parte de cima).

5. Cajueiro de Pirangi

Cajueiro do Pirangi, no Rio Grande do Norte
Foto: Por Wolfhardt - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5245408 / Reprodução

O cajueiro de Pirangi é uma árvore gigante localizada na praia de Pirangi do Norte, no Rio Grande do Norte. A árvore cobre uma área de aproximadamente 8 500 m² e, em época de colheita, produz até 80 mil cajus. 

Publicidade

6. Árvores sabinas de El Hierro

Árvore Sabina da ilha de El Hierro
Foto: Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported / Reprodução

Essa árvore tem uma aparência diferente já que parece parte de uma obra de Salvador Dalí. Localizada na ilha de El Hierro, nas Ilhas Canárias Espanholas, ela é símbolo da região.

7. Cerejeira tibetana

Cerejeira tibetana
Foto: Creative Commons Attribution 4.0 International / Reprodução

Prunus serrula, também conhecida como cerejeira tibetana, é uma árvore típica da China e que cresce em áreas com altitude de 2.600 a 3.900 metros. Ela se desenvolve principalmente em bordas de florestas, florestas de vales, encostas e pastagens de encostas.

8. Sangue-de-dragão

Árvore sangue-de-dragão em Kergunyah, na Austrália
Foto: Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic / Reprodução

Essa é uma dragoeira típica da ilha de Socotra, no Iêmen. Ela tem um formato bastante diferente e com a copa bastante arqueada e presente apenas na ponta dos galhos. Da sua seiva escorre um líquido densamente vermelho que dá nome à árvore e é utilizado no comércio da região.

9. Floresta torta

A floresta torta, no noroeste da Polônia
Foto: Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported / Reprodução

Não apenas uma, mas todas as árvores dessa floresta na Polônia tem uma peculiaridade no tronco. Elas crescem e arqueam formando um C, bem próximo ao solo. A região se tornou atração turística e leva milhares de pessoas a Gryfino, no noroeste do país.

Publicidade

10. Eucalipto Arco-íris

Eucalipto Arco-íris
Foto: Creative Commons Attribution 2.0 Generic / Reprodução

Inicialmente essas árvores têm uma casca fina e marrom, porém, quando ela se desprende revela uma casca em tom verde clara. Quando essa mais clara se desprende, dá luz a uma verde escura, que esconde uma azulada, púrpura, laranja e por fim vermelha, sucessivamente.

Fonte: Redação Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações