Primeira onda de frio do inverno no Brasil já tem data; veja quando

Primeira massa de ar polar da nova estação chega nesta segunda-feira, 23, e há chance de nevar; no ano, será a terceira onda forte de baixas temperaturas

21 jun 2025 - 10h01
(atualizado às 14h00)
Resumo
A primeira onda de frio do inverno no Brasil começa na segunda-feira, 23, com queda acentuada de temperaturas, chance de neve no Sul e geada em várias regiões.

A primeira onda de frio do inverno deste ano pode ser registrada a partir desta segunda-feira, 23, conforme a Climatempo. Será a terceira onda de baixas temperaturas de 2025.

Publicidade

A transição do outono para o inverno ocorreu na sexta-feira, 20. Entre este domingo, 22, e a segunda-feira, 23, há previsão frente fria com ciclone, de acordo com a empresa de meteorologia Climatempo.

"Este sistema é grande e terá maior impacto pelo País. Na segunda-feira, o ciclone se intensifica no oceano e favorece a ocorrência de ventos fortes nos Estados do Centro-Sul do Brasil", alerta.

Ainda de acordo com a empresa de meteorologia, o ciclone não avança sobre o continente, mas, estimula rajadas de vento muito fortes, inclusive em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ainda na segunda-feira, uma nova massa de ar polar forte, avança pelo interior do País, provocando acentuada queda de temperatura.

Cena de frio na região da Avenida Paulista.
Cena de frio na região da Avenida Paulista.
Foto: Felipe Rau/Estadão - 12/06/2025 / Estadão

"Teremos dois pulsos de ar frio nos próximos dias e uma nova onda de frio se estabelecendo nesta segunda-feira com duração até a sexta-feira, 27, com esta primeira massa de ar polar, do começo da semana, impactando os três Estados da Região Sul e o Estado de Mato Grosso do Sul", projeta a Climatempo.

Publicidade

No Estado de São Paulo, a previsão indica que as temperaturas devem começar a cair a partir de terça-feira, 24, e principalmente na quarta-feira, 25.

"O segundo pulso de ar frio fica mais para o fim da próxima semana, com outra massa de ar polar entrando no Sul ainda a partir de sexta-feira?, acrescenta a Climatempo.

No decorrer da última sexta, um ciclone na costa do Sul deu origem a uma nova frente fria e a chuva voltou a impactar áreas do Rio Grande do Sul.

Também há expectativa de fortes chuvas na capital paulista entre segunda e terça-feira, com queda de temperatura na terça-feira. Os termômetros devem voltar a subir na quinta-feira, 26, voltando a diminuir a partir de sexta-feira.

Veja a previsão para a cidade de São Paulo, segundo a Meteoblue:

  • Sábado: entre 14ºC e 21ºC;
  • Domingo: entre 15ºC e 25ºC;
  • Segunda-feira: entre 17ºC e 26ºC;
  • Terça-feira: entre 7ºC e 15ºC;
  • Quarta-feira: entre 4ºC e 16ºC.

Frente fria com massa de ar polar em julho

Nos primeiros dias de julho, a chegada de uma frente fria, seguida por uma massa de ar polar, deve causar pancadas de chuva generalizadas, com possibilidade de raios e rajadas de vento, além de quedas bruscas de temperaturas, intensificando a sensação de frio no Estado de São Paulo. A previsão é da Defesa Civil Estadual.

Publicidade

Uma nova massa de ar frio, prevista para a transição entre a primeira e a segunda quinzena do mês, também causará declínio térmico, mas de forma mais amena.

Na maior parte do País, o inverno deve apresentar temperaturas médias a mais altas. Entre agosto e setembro, também são esperados termômetros em elevação no Estado paulista.

"Podemos ter eventos de onda de frio mais intensas, que podem avançar até a região central, mas não serão frequentes", acrescenta Paulo Lombardi, meteorologista da Tempo OK.

Chance de neve no Sul do País

Há expectativa de neve nas serras gaúcha e catarinense em razão do frio intenso e condições favoráveis para chuva na noite de segunda-feira.

Conforme o Inmet, o frio se intensificará na terça-feira, 24. Na madrugada e no início da manhã, haverá condições para geada ampla nos três Estados do Sul, geada com intensidade variando de moderada a forte entre a Serra Gaúcha, áreas de Santa Catarina e sul do Paraná.

Publicidade

"A geada também chega no sul do Mato Grosso do Sul, sudoeste e sul de São Paulo", prevê o instituto.

Na quarta-feira, 25, espera-se que a geada continue nas áreas mencionadas anteriormente, com queda de temperatura prevista para o sul de Goiás, Triângulo Mineiro, Zona da Mata e sul de Minas Gerais, além de todo o Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.

Gelo se parte e turistas caem em lago congelado na Índia
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se