Uma nova onda de calor deve ter início nesta quarta-feira, 12, podendo elevar os termômetros em 40°C em áreas do Estado do Rio de Janeiro, incluindo a região metropolitana da capital, no noroeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco, na Bahia, e na região de sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí. De acordo com a Climatempo, estima-se que tenha duração até 18 de fevereiro.
Ao longo desta quarta-feira, ao menos 19 capitais do Brasil devem registrar máxima acima dos 30º, incluindo a capital paulista, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o dia prossegue com sol e temperaturas elevadas. A cidade permanece em estado de atenção para altas temperaturas.
No fim da tarde desta quarta-feira a nebulosidade aumenta e há condições para chuvas rápidas e isoladas. Nos próximos dias, o tempo seguirá quente e bastante abafado, com previsão de chuva mais forte na sexta-feira, 14.
Veja a máxima prevista para SP e outras capitais nesta quarta-feira:
- Aracaju: 31ºC
- Belém: 33ºC
- Boa Vista: 34ºC
- Curitiba: 32ºC
- Florianópolis: 35ºC
- Fortaleza: 31ºC
- Goiânia: 31ºC
- João Pessoa: 32ºC
- Macapá: 32ºC
- Maceió: 33ºC
- Manaus: 33ºC
- Natal: 31ºC
- Porto Alegre: 31ºC
- Recife: 31ºC
- Rio de Janeiro: 39ºC
- Salvador: 31ºC
- São Paulo: 33ºC
- Teresina: 32ºC
- Vitória: 32ºC
No Rio Grande do Sul, segundo o Inmet, está mantido o alerta vermelho para grande perigo de onda de calor pelo menos até o início da noite desta quarta-feira. O aviso, no entanto, pode ser ampliado para mais dias, como aconteceu anteriormente.
O início do ano letivo em 2.320 escolas da rede estadual de ensino do Estado, que começaria nessa segunda-feira, 10, foi adiado para a próxima semana, por determinação judicial.
O Inmet alerta para os riscos à saúde quando a temperatura máxima se mantém 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias. É fundamental que as pessoas se mantenham hidratadas e busquem áreas arejadas nas horas mais quentes do dia.