Eduardo Leite cobra da Anatel implementação de sistema de alertas por celular

Ferramenta "cell broadcast" visa melhorar avisos de desastres naturais à população

25 mai 2024 - 11h06
(atualizado às 12h12)
Foto: Freepik / Porto Alegre 24 horas

Durante reunião nesta sexta-feira, 24, com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o governador gaúcho Eduardo Leite reiterou a demanda pela implementação do sistema de alertas por celular no Rio Grande do Sul. A tecnologia, chamada "cell broadcast", envia avisos preventivos sobre desastres naturais e emergências diretamente aos celulares, bloqueando a tela até que o destinatário confirme a leitura.

"Estamos cobrando esse sistema da Anatel, que havia prometido a implementação para dezembro do ano passado", afirmou o governador. "Essa é uma solução que faz aparecer na tela o alerta de inundação, vendaval ou qualquer outro tipo de situação que exija a atenção das pessoas".

Publicidade

O encontro no Centro Administrativo de Contingência (CAC) contou com a participação do vice-governador Gabriel Souza, secretários estaduais e o coordenador da Defesa Civil Estadual, Luciano Boeira. Gustavo Borges, superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, participou online.

A tecnologia cell broadcast não utiliza SMS ou WhatsApp, mas sim um pop-up que bloqueia a tela do celular de quem está em área de risco, enviando avisos com sinais sonoros e vibrações, mesmo no modo silencioso. Este sistema não requer cadastro prévio de usuários ou indicação de um CEP de interesse.

Gustavo Borges garantiu que o sistema está tecnicamente pronto, faltando apenas o treinamento das defesas civis estaduais e da população: "O sistema foi finalizado e já testamos. Agora, é necessário fazer os treinamentos e os testes demonstrativos para que a população entenda como vai funcionar. Planejamos fazer em breve o lançamento em alguns municípios do projeto-piloto".

O governador Eduardo Leite destacou a prontidão da Defesa Civil para operar o novo sistema, visando proteger a população de forma eficiente em situações extremas.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações