Defesa Civil de SP alerta para temporais com ventos de até 115 km/h devido a ciclone extratropical

Sistema deve provocar chuvas intensas, rajadas de vento e possibilidade de granizo em diferentes regiões do Estado; órgão informou que mobilizará o gabinete de crise

6 nov 2025 - 15h54

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu nesta quinta-feira, 6, alerta para a formação de fortes tempestades no fim de semana. A razão é a atuação de um ciclone extratropical na costa da região sudeste.

O sistema deve intensificar áreas de instabilidade e provocar chuvas intensas, rajadas de vento e possibilidade de granizo em diferentes regiões do Estado entre a sexta-feira, 7, e o sábado, 8.

Publicidade

O órgão informou que mobilizará o gabinete de crise no sábado, dia com maior potencial de tempo severo no Estado - instituições como o Corpo de Bombeiros, ARSESP, ARTESP, Fundo Social, SP Águas, Sabesp e concessionárias de energia e gás estarão reunidas no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual.

"Com a combinação de calor pré-frontal, avanço de frente fria e circulação do ciclone extratropical, há condições para tempestades severas, com destaque para granizo isolado, raios frequentes e rajadas de vento extremas, além de microexplosões (downbursts) pontuais", diz a Defesa Civil.

Dia chuvoso em São Paulo; Defesa Civil do Estado alertou para tempestades no fim de semana
Dia chuvoso em São Paulo; Defesa Civil do Estado alertou para tempestades no fim de semana
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

O ciclone extratropical se deslocará pelos Estados do sul em direção a São Paulo, portanto as Defesas Civis do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro atuarão de forma integrada, com os Centros de Monitoramento dos cinco órgãos compartilhando informações em tempo real durante a evolução do sistema.

Os meteorologistas da Defesa Civil apontam que as chuvas tendem a ser fortes e rápidas. O cenário pode provocar alagamentos pontuais, enxurradas rápidas e ocorrências relacionadas à instabilidade de encostas, especialmente em áreas de risco previamente mapeadas.

Publicidade

Ventos intensos

A Defesa Civil afirma que rajadas de vento acima de 70 km/h já são suficientes para provocar quedas de árvores, destelhamentos e interrupções de energia; com velocidades acima de 100 km/h, o risco de danos pontuais aumenta de forma significativa, exigindo atenção redobrada dos municípios e da população.

Segundo o órgão, as rajadas previstas para o fim de semana "chamam atenção pela intensidade e podem causar danos, sobretudo em áreas urbanas e litorâneas". Veja a seguir a previsão:

  • 115 km/h no litoral norte;
  • 110 km/h na baixada santista, Vale do Ribeira e região de Itapeva;
  • 100 km/h na região metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira;
  • 95 km/h nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.

Veja as recomendações da Defesa Civil à população

  • Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores;
  • Recolha objetos soltos em varandas e quintais;
  • Durante tempestades com raios, evite áreas abertas, estruturas metálicas e contato com água;
  • Nunca atravesse áreas alagadas;
  • Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e acione o Corpo de Bombeiros;
  • Em caso de emergência, acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193);
  • Acompanhe atualizações pelos canais oficiais e cadastre seu celular para receber alertas, enviando o CEP por SMS para o número 40199.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações