A grande questão não é se veio primeiro o ovo ou a galinha, mas sim o que nossos ancestrais começaram a produzir primeiro: pão ou cerveja? Há cerca de 12 mil anos, os humanos no Oriente Próximo deram início a um dos capítulos mais importantes da nossa história: a Revolução Neolítica. De caçadores-coletores nômades, nos tornamos criaturas sedentárias cultivando a terra. A mudança foi tão significativa que os antropólogos há muito se perguntam o que a motivou. Seria razoável pensar que foi a busca por algo tão simples quanto o pão, mas alguns acreditam que a resposta é outra: cerveja.
E se o grande catalisador que nos levou a arar e colher nos campos não foi a busca por pão, mas sim nossa antiga paixão por uma bebida?
Grãos, para que nos servem?
Os cientistas passaram as últimas décadas desvendando os mistérios do nosso passado remoto, mas há uma questão (fundamental) que ainda não foi resolvida: o que, afinal, levou a humanidade a abandonar a caça e a coleta por um estilo de vida sedentário baseado na agricultura e na pecuária? Qual foi o catalisador da Revolução Neolítica, um dos períodos mais cruciais de toda a história?
Como os humanos precisam se alimentar desde o início dos tempos, a resposta parece simples: se aqueles homens e mulheres se estabeleceram para plantar trigo e cevada, deve ter sido para fazer pão, certo? Em outras palavras, eles começaram a passar incontáveis horas cuidando de seus campos para obter grãos para se alimentar. No entanto, na década de 1950, uma ...
Matérias relacionadas
Como reaproveitar seu antigo mini-system: dê uma segunda vida a ele na sua Smart TV ou PC