Campos do Jordão registrou 3,2ºC nesta terça-feira, a menor temperatura para outubro em 10 anos, com previsão de manhãs geladas até quinta-feira, segundo o Inmet.
A cidade de Campos do Jordão, em São Paulo, registrou o frio mais intenso para o mês de outubro em, pelo menos, 10 anos, nesta terça-feira, 21. Os termômetros da cidade mais alta do Brasil marcaram apenas 3,2ºC durante a madrugada, com geada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na segunda-feira, 20, a mínima foi de 5,3ºC.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A temperatura é a menor para o mês de outubro em Campos do Jordão desde 2016, quando o Inmet passou a registrar as temperaturas na cidade. Isso indica que esse pode ser o mês de outubro mais frio na cidade em ainda mais tempo.
Nas redes sociais, moradores reclamaram do frio nesta manhã, em Campos do Jordão. Em outras cidades do Vale do Paraíba, o frio também foi mais intenso do que o normal para a época, nesta semana. São José dos Campos registrou mínima de 10ºC nesta terça-feira, Bragança Paulista teve mínima de 9,2ºC, e Taubaté mínima de 8ºC.
Segundo o Inmet, embora a temperatura em Campos do Jordão tenha sido baixa, não foi recorde. O recorde continua sendo 2,2ºC registrados em outubro de 2014. As temperaturas amenas observadas neste início de semana decorrem da atuação de uma massa de ar frio. As temperaturas permanecem baixas até a quarta-feira, 22, e depois passam a se elevar gradativamente.
Frio na capital
A Defesa Civil do Estado de São Paulo atualizou a temperatura mínima e registrou o dia mais frio de outubro em 11 anos na capital paulista nesta terça-feira, 21, com 10,8°C. Este é o valor mais baixo para o mês de outubro desde 2014. Na segunda-feira, 20, a cidade já havia registrado baixas temperaturas, com os termômetros atingindo 11,2°C, sendo agora o segundo dia mais frio neste período.
Conforme o órgão estadual, em outubro de 2014, os termômetros marcaram 10,7°C, e em 2010, 10,2°C. "O registro desta manhã consolida o dia como o mais frio de outubro em mais de uma década, evidenciando o caráter atípico deste episódio em pleno mês de primavera", afirma.
A previsão é que, nesta semana, as manhãs continuem geladas até quinta-feira, 23, com temperaturas aumentando gradualmente durante a tarde.
#Mínimas : confira as menores #temperaturas , até às 9h de hoje (21), registradas pelo #INMET :
🥶 Pico do Couto (RJ) = 2,6 °C
🥶 Campos do Jordão (SP) = 3,2°C
🥶 São José dos Ausentes (RS) = 4,2°C
🥶 Monte Verde (MG) = 5,3°C
— INMET (@inmet_) October 21, 2025
(*Com informações do Estadão)