Podcast discute: o streaming vai acabar com o cinema?

Flávia Guerra e Thiago Stivaletti discutem com a crítica Lorenna Montenegro se os filmes estão em perigo

20 set 2021 - 15h24
(atualizado às 15h49)

A edição #74 do Plano Geral Podcast está no ar! Em pauta, um tema crucial para os fãs dos filmes e das séries: O streaming vai acabar com o cinema?  A edição desta semana discute o cenário atual e também o futuro do cinema. Em um mundo em que as séries chegam cada vez mais rápido aos streamings e conquistam cada vez mais público com roteiros e formatos inovadores, como o cinema mantém o interesse e (re)conquista seu público na pós-pandemia? 

Publicidade

No Brasil, dezenas de salas de rua fecharam suas portas no último ano. O caso mais recente foi o de várias unidades dos Cinemas Itaú, que fechou dezessete salas no Brasil e as unidades de Curitiba e Porto Alegre, além de Salvador. A sala baiana vai manter as atividades, mesmo sem o apoio do Itaú. As atividades em São Paulo, Rio e Brasília foram mantidas, mas o Espaço Itaú de Cinema informou que vai dedicar maior investimento à plataforma digital Itaú Cultural Play, serviço gratuito de streaming  lançado em junho.

Oscar Isaac e Jessica Chastain na série "Cenas de um Casamento", estreia da HBO Max
Oscar Isaac e Jessica Chastain na série "Cenas de um Casamento", estreia da HBO Max
Foto: Divulgação

Este, no entanto, é só mais um caso emblemático em um cenário mundial conturbado. Para debater o tema conosco nesta edição, a crítica e roteirista Lorenna Montenegro, colaboradora do site Cenas de Cinema (0:00). Lorenna apontou, entre outros, a revolução que o audiovisual vem passando nas duas últimas décadas. Tanto tecnologicamente quanto em questão de construção das narrativas. Cada vez mais arrojadas, as séries inovam em roteiro, linguagem e se aproximam cada vez mais da excelência que o cinema sempre nos apresentou. 

Na entrevista da semana, o diretor Felipe Bragança conversa sobre quarto longa: Um Animal Amarelo, em cartaz nos cinemas e já disponível em várias plataformas de streaming. 

Com olhar para o passado e pés fincados no presente, Um Animal Amarelo é um dos melhores brasileiros do ano e venceu o Festival de Gramado 2020, levando os Kikitos de Melhor Filme, Melhor Atriz para Isabel Zuaá, Melhor Ator (menção especial) para Higor Campagnaro, Melhor Direção de Arte e Melhor Roteiro. 

Publicidade

Rodado entre Rio, Lisboa e Moçambique, o longa é uma fábula sobre Fernando, um diretor de cinema falido, que sonha em realizar um novo filme. Só que ele é assombrado pelas memórias violentas de seu avô, um homem de origem portuguesa obcecado por riqueza e glória. Decidido, então,  a realizar um filme sobre seu antepassado, o cineasta mergulha em uma jornada que reconecta Brasil, Moçambique e Portugal, revisitando memórias e ruínas do passado colonial brasileiro, moçambicano e português. No caminho, as amizades e descobertas que Fernando encontra desafiam sua forma de ver o mundo, de narrar sua vida e de pensar o próprio cinema.  

Plano Geral, toda segunda-feira uma nova edição com dicas de filmes e séries do cinema e do streaming, disponível em todas as plataformas digitais.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações