Nico Rosberg testa carro de corrida elétrico da Volkswagen

Campeão mundial de 2016 acelerou o Volkswagen ID.R em Nurburgring e disse que sentiu sensação parecida com a de um carro de Fórmula 1

14 out 2020 - 14h33
Nico Rosberg e o Volkswagen ID.R: “O trabalho do automobilismo é mudar a mobilidade como um todo”.
Nico Rosberg e o Volkswagen ID.R: “O trabalho do automobilismo é mudar a mobilidade como um todo”.
Foto: VW / Divulgação

Mais um ingrediente para apimentar o sonho da entrada do Grupo Volkswagen na Fórmula 1. Nico Rosberg, campeão mundial de 2016 pela Mercedes, testou em Nurburgring o Volkswagen ID.R, um carro de corrida totalmente elétrico de 650 cv de potência (500 kW). Rosberg, que é apaixonado por eletromobilidade, investiu pesadamente em tecnologias futuras desde que se aposentou da F1. Entre outras coisas, ele fundou o Festival Greentech, um evento de sustentabilidade. 

O piloto de 35 anos é fascinado por empresas com soluções inovadoras e conceitos sustentáveis no campo da mobilidade. Em Nurburgring, ele assumiu seu lugar pela primeira vez no Volkswagen ID.R em sua outra função, agora que virou testador e influenciador de carros. Rosberg declarou mais tarde em seus canais de mídia social que o carro teve o tipo de desempenho que ele só experimentou antes na Fórmula 1.

Publicidade
Carro de corrida elétrico da Volkswagen detém o recorde de volta mais rápida em Nurburgring em sua categoria.
Foto: VW / Divulgação

No entanto, apesar da chuva, vento e temperaturas abaixo de 10 graus, Rosberg ainda tinha um sorriso no rosto enquanto subia para o ID.R. O carro de corrida da Volkswagen detém atualmente cinco recordes em três continentes. “Já faz um tempo que eu não dirigia um carro de corrida de verdade na chuva, mas imediatamente me senti como um peixe na água novamente no ID.R. É fantástico dirigir”, disse Rosberg após seu test drive. “A tração, a aceleração, o downforce, tudo era muito familiar.”

Nico Rosberg ganhou 23 Grandes Prêmios ao longo de sua carreira na Fórmula 1. “O trabalho do automobilismo é mudar a mobilidade como um todo”, disse o ex-campeão. “Deve ser a plataforma de teste e desenvolvimento, a fim de transportar a tecnologia para a produção. Isso é exatamente o que aconteceu com o ID.R e o ID.31. Eu poderia até imaginar obter um ID.3 para minha família.”

Nico Rosberg com o ID.R e os técnicos da Volkswagen em Nurburgring.
Foto: VW / Divulgação

“Estamos muito satisfeitos que Nico quis testar nosso ID.R”, comentou o diretor da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets. “O fato de nosso carro elétrico colocar um sorriso no rosto de um campeão mundial de Fórmula 1 é um ótimo feedback e enfatiza o fato de que a eletromobilidade pode criar muito fascínio e emoção.” O carro de corrida elétrico da Volks detém cinco recordes atualmente. Além dos recordes de todos os tempos em Pikes Peak (EUA), em Goodwood Hill (Inglaterra) e Tianmen Mountain (China), ele também possui o recorde de volta para carros totalmente elétricos em Nurburgring Nordschleife (Alemanha) e em Bilster Berg (também na Alemanha). A Volkswagen pretende lançar mais de 20 veículos totalmente elétricos até 2025.

Nico Rosberg foi campeão de Fórmula 1 em 2016, superando Lewis Hamilton na Mercedes.
Foto: VW / Divulgação
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se