O chefe da Mercedes, Toto Wolff, respondeu às críticas sobre o desempenho de Kimi Antonelli após o jovem conquistar a pole position para o Grande Prêmio da China de Fórmula 1 2026 e se tornar o pole mais jovem da história da categoria.
Quando a Mercedes anunciou, no fim de 2024, que Antonelli substituiria o heptacampeão Lewis Hamilton, que deixou a equipe para correr pela Ferrari, surgiram dúvidas sobre a preparação do então piloto de 18 anos para assumir uma vaga em uma das equipes mais fortes do grid.
Apesar de uma temporada de estreia com altos e baixos, incluindo dificuldades durante a sequência de corridas europeias, Antonelli terminou o ano em alta com pódios no Grande Prêmio de São Paulo e no Grande Prêmio de Las Vegas.
Agora em 2026, o italiano voltou a impressionar. Depois de terminar em segundo lugar na corrida de abertura no Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1, ele garantiu sua primeira pole position na F1 ao liderar a classificação na China, aos 19 anos, 7 meses e 19 dias.
Para o Racing News Wolff fez questão de responder diretamente às críticas que surgiram quando a Mercedes anunciou a promoção do piloto: “Muitos disseram que o garoto era jovem demais, que era jovem demais para estar em uma Mercedes, que deveríamos tê-lo preparado de outra forma. E o garoto fez um grande trabalho hoje, o pole mais jovem da história.”
Antonelli superou o companheiro de equipe, George Russell, por dois décimos de segundo. O britânico, no entanto, conseguiu apenas uma tentativa de volta rápida no fim da sessão devido a aparentes problemas elétricos em seu carro.
O chefe da equipe também comentou sobre a situação de Russell e lamentou não ter visto uma disputa direta entre os dois pilotos da equipe: “Estou muito feliz pelo Kimi estar na pole, mas obviamente quando o equipamento acaba deixando um piloto na mão, como aconteceu com o George, você quer ver os dois frente a frente para entender o que podem fazer. Então é uma pena que ele não tenha conseguido completar a volta.”
Wolff também projetou uma corrida movimentada, com pressão das Ferraris logo na largada: “Vamos ver como será a largada. As Ferraris vão pressionar muito, como fizeram em Melbourne, então certamente será uma corrida divertida.”