Teste: BMW i3 surpreende no uso diário, mas ainda é caro

O carrinho 100% elétrico ganhou uma versão de 42,2 kWh e consegue rodar 335 km, porém sua usabilidade ainda é bastante limitada no Brasil

19 nov 2019 - 01h03
(atualizado às 06h00)
O BMW i3 é compacto e muito fácil de manobrar.
O BMW i3 é compacto e muito fácil de manobrar.
Foto: Gabriel Marazzi / Guia do Carro

Muito se fala sobre os carros elétricos e seu futuro, mas os automóveis movidos por essa energia limpa ainda são grandes desconhecidos. Mesmo para quem conhece os princípios de funcionamento de um carro elétrico, rodar com um deles por uma semana pode ser uma grata surpresa.

Foi o que fizemos com este BMW i3. Lançado em 2013, ele é comercializado no Brasil desde 2016, mas o modelo ainda é uma raridade em nossas ruas. Além da falta de conhecimento sobre o assunto e da notória dificuldade de recarregar as baterias no uso corriqueiro, o alto preço que os veículos elétricos ainda têm é um dos motivos para a pequena popularidade.

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A curiosidade em torno desses carros, no entanto, é grande. Entre os modelos totalmente elétricos já disponíveis, o BMW i3 talvez seja o mais icônico, justamente devido à sua aparência peculiar.

Na cor vermelha com teto preto, o i3 ficou ainda mais exótico.
Foto: Gabriel Marazzi / Guia do Carro

Antes de experimentar as reações elétricas do BMW i3 em sua nova versão 120 Ah, seu visual e seu habitáculo já causam uma excelente primeira impressão. Parece um carro pequeno – e é –, mas o acesso ao interior é muito fácil e o espaço para os ocupantes dianteiros é muito generoso. Para quem vai atrás, as duas portas traseiras do tipo suicida (abrem para trás) são providenciais. E o porta-malas de 260 litros não é tão pequeno assim, para um veículo alternativo. O acabamento é simples, mas bem cuidado.

Na hora de rodar com o BMW i3, basta apertar um botãozinho para todo o sistema elétrico ser ativado. Não há barulho, exceto um moderado sibilar na hora em que pisamos no acelerador e o carro inicia seu movimento. O seletor de marchas é interessante, um grande comutador acionado pela mão direita, com quatro posições: Drive, Neutro, Ré e Parking.

BMW i3 BEV FULL 120 Ah
Item Conceito

Nota

(0 a 5)

Desempenho bom 3
Consumo ótimo 5
Segurança muito bom 4
Conectividade muito bom 4
Conforto muito bom 4
Pacote de Série muito bom 4
Usabilidade bom 3
Veredicto muito bom 3.8

O motor elétrico situado na traseira tem potência de 170 cv, com o excelente torque de 250 Nm desde as suas primeiras rotações. É essa diferença em relação aos motores de combustão interna, que começam a ter força a partir de uma determinada rotação, que dá a sensação de que esse motor é muito mais potente do que os números indicam.

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O volante é relativamente grande e a tela multimídia fica elevada.
Foto: Gabriel Marazzi / Guia do Carro

O BMW i3 tem muitas particularidades, que vão se descortinando à medida em que nos acostumamos com ele, mas uma das mais interessantes é a função de regeneração de energia pelos freios, que fazem o carro parar sem precisar apertar o pedal; basta tirar o pé do acelerador. Se a velocidade for compatível com a via, não é preciso frear para parar completamente em um semáforo, em terreno plano.

O acesso à traseira é ótimo, graças à porta do tipo suicida.
Foto: Gabriel Marazzi / Guia do Carro

A parte mais complicada do i3, assim como de todos os modelos 100% elétricos, é o recarregamento das baterias. O BMW vem com um carregador no compartimento dianteiro, igual ao de um celular, só que, logicamente, mais robusto, Com tomada comum no padrão brasileiro, de três pinos, as baterias podem ser recarregadas completamente em uma tomada que tenha aterramento.

Durante o uso, existem alguns pontos de recarga rápida, em postos de combustível ou shopping center, só que, mesmo assim, é necessário esperar bastante para sair novamente.

O BMW i3 pode ser conectado em qualquer tomada com fio terra.
Foto: Gabriel Marazzi / Guia do Carro

Ainda será preciso algum tempo para que esse processo de recarregar seja fácil, a exemplo de quem mora em condomínios e não tem uma tomada ao lado de sua vaga de estacionamento para uma carga lenta noturna.

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O i3 120Ah tem um motor elétrico BMW eDrive capaz de desenvolver 125 kW (170 cv) e baterias de alta voltagem de íons de lítio, com maior capacidade de armazenamento de energia – 120 Ah, equivalentes a 42,2 kWh. Nesta configuração, o i3 BEV Full alcança 335 km e atinge velocidade máxima de 150 km/h.

Na frente, o espaço para o passageiro é bastante generoso.
Foto: Gabriel Marazzi / Guia do Carro

O BMW i3 está disponível em quatro versões. Essa das fotos, que foi lançada há pouco, com autonomia estendida e que custa R$ 237.950, duas outras versões totalmente elétricas, que custam R$ 205.950 e R$ 229.950, e uma versão com um motor auxiliar a combustão interna (de motocicleta), que funciona sempre que a bateria precisa de recarga. Não se trata de um veículo híbrido, uma vez que esse motor não aciona as rodas, mas sim de uma garantia de que o carro não vai parar na estrada por falta de oportunidade de recarga da bateria. Essa versão do BMW i3 custa R$ 257.950.

O que é novo

  • A nova versão 120 Ah BEV Full tem baterias de maior capacidade, aumentando a sua autonomia para 335 km. 
O porta-malas é pequeno, pois abriga apenas 260 litros.
Foto: Gabriel Marazzi / Guia do Carro

O que nós gostamos

  • Aceleração limpa e instantânea.
  • Frenagem regenerativa automática.
  • Espaço interno e posição de dirigir.
  • Dirigibilidade.
  • Tração traseira.

O que pode melhorar

  • Autonomia (sempre pode melhorar).
  • Preço (mais difícil de melhorar a curto prazo).
O i3 trabalha com um motor elétrico de 170 cv de potência.
Foto: Gabriel Marazzi / Guia do Carro

Os números

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  • Preço: R$ 237.950
  • Motor: elétrico eDrive
  • Potência: 170 cv
  • Torque: 250 Nm
  • Câmbio: 1 marcha CVT
  • Comprimento: 4,010 m
  • Largura: 1,770 m
  • Altura: 1,433 m
  • Entre-eixos: 2,570 m
  • Peso: 1.440 kg 
  • Pneus:155/60 R19 (d) e 175/50 R19 (t)
  • Porta-malas: 260 litros
  • 0-100 km/h: 7s3
  • Velocidade máxima: 150 km/h
  • Emissão de CO2: 0 g/km
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