Nissan vai lançar 23 novos carros eletrificados até 2030

Montadora japonesa anuncia novo plano de mobilidade e eletrificação Nissan Ambition 2030 e revela três carros conceito com design futurista

30 nov 2021 - 13h18
Nissan quer lançar 23 carros eletrificados até 2030
Nissan quer lançar 23 carros eletrificados até 2030
Foto: Nissan/Divulgação

A Nissan está cada vez mais focada em se tornar elétrica. A montadora japonesa revelou na última segunda-feira (29) o Nissan Ambition 2030, seu novo plano de mobilidade e eletrificação. Com o objetivo de se tornar neutra em emissões de carbono até 2050, a Nissan pretende lançar até 2030 pelo menos 23 novos modelos eletrificados, sendo 15 deles 100% elétricos. O plano também engloba os lançamentos da marca de luxo Infiniti.

"O papel das companhias de endereçar as necessidades da sociedade está cada vez mais relevante. Com a Nissan Ambition 2030, nós vamos conduzir a nova era da eletrificação, tecnologias avançadas para reduzir a pegada de carbono e buscar novas oportunidades de negócios. Nós queremos transformar a Nissan para nos tornarmos uma companhia sustentável, que é verdadeiramente necessária para os consumidores e a sociedade", afirma o CEO da Nissan, Makoto Uchida.

Publicidade
Nissan Max-Out
Foto: Nissan/Divulgação

Para acelerar a eletrificação da sua linha de veículos, a Nissan pretende investir 2 trilhões de ienes (cerca de R$ 99 bilhões) nos próximos cinco anos. Além dos carros elétricos, a montadora japonesa também apostará em novos modelos equipados com tecnologia e-POWER nos próximos 5 anos. Para 2026, a Nissan estima que seu mix de vendas eletrificadas nos principais mercados seja de mais de 75% das vendas na Europa, 55% no Japão e 40% na China. 

Para os EUA, a Nissan espera que 40% das vendas da marca sejam de carros elétricos até 2030. Representando o próximo passo do futuro eletrificado da Nissan, a companhia revelou três novos carros conceito. Dentre eles uma picape, um SUV e um chamativo conversível, que podem antecipar novidades que a montadora japonesa prepara para os próximos anos. 

Nissan Surf-Out
Foto: Nissan/Divulgação

Além dos carros elétricos, a Nissan também revelou outros objetivos do plano Ambition 2030. Dentre eles, a montadora japonesa continuará a desenvolver suas tecnologias de baterias de íons de lítio e espera introduzir baterias livres de cobalto para reduzir o custo em 65% até 2028. No mesmo ano, a Nissan também pretende lançar veículos elétricos com baterias de estado sólido, que reduzirão o tempo de carregamento e o custo das baterias.

Para isso, a Nissan está construindo uma fábrica-piloto de baterias em Yokohama, que deve iniciar as operações em 2024. Ela ajudará a montadora japonesa a quase triplicar sua capacidade de produção global de baterias de 2026 (52 GWh) até 2030 (130 GWh). Outro foco da Nissan também é o desenvolvimento de tecnologias de assistência ao motorista e condução autônoma, como o recurso ProPILOT e o sistema LIDAR, que estará presente nos lançamentos da marca até 2030.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações