O Jeep Compass é o SUV médio menos desvalorizado do país e líder do segmento nas vendas acumuladas dos últimos anos anos. Sua liderança entre os utilitários esportivos médios passa de 50% -- ele vende mais do que todos os concorrentes diretos somados. Por tudo isso, o Compass acaba de atingir a marca de 200 mil unidades comercializadas no Brasil. Aparentemente, ele continuará imbatível por algum tempo. Seu principal rival, o Volkswagen Tiguan, está muito longe de alcançá-lo.
“O Compass chegou para ditar um novo rumo para a categoria dos SUVs médios com um projeto de classe mundial e foi o que fez”, comemora comenta Alexandre Aquino, gerente sênior da Marca Jeep para a América Latina. “Seus resultados, juntamente com o êxito do Jeep Renegade, consolidaram a marca no Brasil e garantiram não só um ótimo desempenho no mercado nacional, mas também destaque global, com melhor percentual de participação da Jeep no segmento de SUVs entre todos os países.”
O modelo foi lançado em outubro de 2016 e é fabricado no Polo Automotivo de Goiana (PE), que conta com a mais moderna fábrica da FCA no mundo. O Brasil foi o primeiro país a fabricar e vender o SUV. Sucesso na região, logo começou a ser produzido em mais quatro países (México, China, Índia e Itália) para ter alcance global. O sucesso do Jeep Compass animou outras marcas americanas, Chevrolet e Ford, a venderem no mercadi brasileiro o Equinox e o Territory, que são SUVs da mesma categoria.
Recentemente, a Jeep divulgou as novidades da linha 2021 do Compass, que chegará às concessionárias ainda este mês. A versão Longitude vem com novas rodas de liga leve de 18”. Já a Limited ganhou mais uma cor diferenciada como opção para todo o acabamento interno do carro: a Marrom Arizona. Também há atualizações para a Série S, que agora passa a contar com novo banco elétrico para o passageiro, assim como o Pack High Tech, opcional nas versões Limited e Trailhawk.