Conheça o SUV que a chinesa BYD quer fabricar no Brasil

Registrado no Brasil, híbrido BYD Song Plus é maior do que Jeep Compass e promete até 1.200 km de alcance com um só tanque de combustível

13 out 2021 - 11h59
(atualizado às 16h35)
BYD Song Plus
BYD Song Plus
Foto: BYD / Divulgação

A montadora chinesa BYD está de olho no mercado brasileiro. Há anos já com planos de vender carros de passeio no Brasil, a BYD acaba de registrar o SUV híbrido Song Plus no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Com visual ousado e a promessa de rodar até 1.200 km com apenas um tanque de combustível, o BYD Song Plus tem chances de ser produzido no Brasil.

Uma das maiores montadoras da China, a BYD ainda é pouco conhecida no Brasil. Fundada em 2003, a empresa é subsidiária do grupo BYD Company, que surgiu em 1995 e é atualmente um dos maiores produtores de veículos elétricos do mundo. Além da BYD Auto, o conglomerado também produz ônibus, caminhões e veículos comerciais, assim como bicicletas elétricas, painéis solares e baterias. A BYD chegou ao Brasil em 2014, e já oferece localmente o furgão eT3, além de caminhões e chassis de ônibus, todos elétricos.

Publicidade
BYD Song Plus
Foto: BYD / Divulgação

O visual é o grande destaque do novo BYD Song Plus. Projetado pela equipe internacional de design da marca chinesa, liderada pelo renomado designer ex-Audi Wolfgang Egger, o SUV adota a nova identidade visual da BYD, que é batizada de Dragon Soul. Na dianteira, os faróis são de led e a grade conta com formato trapezoidal, com detalhes inspirados em antigas armaduras chinesas.

Na lateral, as linhas são limpas, e o BYD Song Plus conta com linha de cintura elevada. Na parte de trás, o modelo traz lanternas de aspecto horizontal interligadas por uma barra de led. Logo abaixo, há ainda a frase “Build Your Dreams” (Construa seus sonhos), que é o significado para a sigla BYD. A placa fica localizada no para-choque, que traz um aplique em plástico preto na parte inferior da peça.

Por dentro, o destaque do BYD Song Plus é a central multimídia de aspecto flutuante. Com tela de 12,8’’, ela é giratória, e pode ser utilizada tanto em orientação vertical como horizontal. Com iluminação ambiente, o interior do SUV conta com revestimento em couro que pode ter as cores bege, marrom ou creme, dependendo da versão. O porta-malas tem capacidade para 574 litros (1.477 litros com os bancos rebatidos).

BYD Song Plus
Foto: BYD / Divulgação

Sob o capô, as versões híbridas do BYD Song Plus trazem um motor 1.5 turbo a gasolina de 110 cv e 135 Nm associado a um motor elétrico. Juntos, eles oferecem potência combinada de até 198 cv e 325 Nm de torque. O câmbio é um automatizado de dupla embreagem de 7 marchas, e o modelo conta ainda com um modo de condução totalmente elétrico. O alcance é de até 110 km na versão mais potente e de  51 km nas configurações mais em conta.

Publicidade
BYD Song Plus
Foto: BYD / Divulgação

Com porte um pouco maior do que o Jeep Compass, o novo BYD Song Plus deve chegar ao Brasil em 2022. Além do Song Plus, a BYD também pretende oferecer os sedã Han e o SUV Tang em versões elétricas ou híbridas plug-in no país. Com a chegada da conterrânea Great Wall, que adquiriu a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), a BYD tem chances de produzir o SUV Song Plus e outros carros de passeio na fábrica da marca em Campinas (SP), dependendo da aceitação dos modelos no mercado nacional.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se