Conheça o Kia EV6, primeiro elétrico da marca coreana

Kia EV6 utiliza a plataforma E-GMP estreada pelo Hyundai Ioniq 5, pode ter até 585 cv e carrega 80% da bateria em apenas 18 minutos

1 abr 2021 - 08h47
Kia EV6 é o primeiro elétrico da marca e traz design com linhas angulosas.
Kia EV6 é o primeiro elétrico da marca e traz design com linhas angulosas.
Foto: Kia Motors / Divulgação

A Kia revelou oficialmente nesta quarta (31) o inédito EV6. Trata-se do primeiro carro elétrico da história da marca, que também estreia a plataforma modular elétrica E-GMP entre os modelos Kia. Com tecnologias que permitem carregamento ultrarrápido de até 800 V, o Kia EV6 será produzido na Coreia do Sul e chegará a mercados selecionados a partir do segundo semestre de 2021. Ainda não há previsão de chegada do modelo ao Brasil.

Construído sob a plataforma modular elétrica E-GMP já utilizada no Hyundai Ioniq 5, o inédito Kia EV6 é o primeiro dos 11 modelos elétricos que a marca sul-coreana pretende lançar até 2026. Ao todo, serão sete construídos sob a arquitetura E-GMP e quatro derivados de modelos já existentes. Em 2030, a Kia espera que os carros elétricos e híbridos representem 40% das vendas anuais da marca, algo em torno de 1,6 milhão de unidades.

Publicidade
Traseira do Kia EV6 traz lanternas com design fino que surgem na caixa de roda.
Foto: Kia Motors / Divulgação

Um dos destaques da nova plataforma do grupo Hyundai é a arquitetura de 800 volts. Com opções de carregamento também de 400 volts, o Kia EV6 dispensa componentes ou adaptadores adicionais. O modelo pode ser recarregado de forma rápida de 0 a 80% em apenas 18 minutos, Há também a opção de uma carga complementar de 100 km de autonomia em menos de quatro minutos na versão com tração traseira e bateria 77,4 kWh. 

Por fora, o destaque do Kia EV6 é o visual, que apresenta a nova filosofia da marca. Chamada de “Opposites United”, ela será adotada pelos demais modelos da Kia daqui em diante. O EV6 traz carroceria com linhas angulosas e elementos de SUV. Algumas versões trazem o acabamento das caixas de roda, nas laterais e nos para-choques na cor preta, que dão a impressão do novo carro ser mais alto do que realmente é.

Além disso, há também um acabamento preto nas colunas A e no topo das colunas C, que faz o teto ter aspecto flutuante. Completam o visual as exóticas lanternas traseiras, que contam com um design que percorre a traseira do EV6 de ponta a ponta. Uma parte da peça começa de uma caixa de roda e vai até a outra, enquanto a outra forma uma espécie de trapézio com a parte superior, que é formada pelas luzes de iluminação e freio.

Interior do Kia EV6 traz painel digital e central multimídia de 12’’ com aspecto flutuante. Foto
Foto: Kia Motors / Divulgação

Por dentro, o console de aspecto horizontal traz visual semelhante ao já adotado em modelos atuais da Kia, e os bancos trazem revestimento em material feito de plástico reciclado. O Kia EV6 conta com painel de instrumentos digital, que é visualmente integrado à central multimídia de 12’’ que pode receber atualizações over-the-air (OTA). As duas telas formam uma única grande peça, de aspecto semelhante ao visto no Mercedes Classe A.

Publicidade

Além disso, o Kia EV6 também conta com recursos como head-up display, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, sistema de permanência em faixa, assim como sistemas de condução semi-autônoma, assistente de saída segura (SEA), que é capaz de detectar a aproximação de outros carros e prevenir colisões laterais, e até mesmo um sistema de assistente de estacionamento que permite que o condutor manobre o Kia EV6 de fora do veículo.

Totalmente elétrico, o modelo traz duas opções de bateria, sendo uma de 58 kWh e a outra de longo alcance com 77,4 kWh, ambas com diferentes variações de potência, torque e autonomia. Nas duas, é possível optar pela configuração de um motor elétrico e tração traseira, ou então com dois motores elétricos -- um em cada eixo -- e tração integral.

Kia EV6 GT conta com 585 cv de potência e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos.
Foto: Kia Motors / Divulgação

A opção de um motor e bateria de 58 kWh conta com 170 cv de potência e 350 Nm de torque, enquanto a versão de dois motores oferece 235 cv e um torque de 605 Nm. Nessa configuração, o Kia EV6 acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 s. Já no EV6 com bateria de 77,4 kWh, o torque se mantém o mesmo, mas a potência sobe para 229 cv na versão com um motor e 325 cv com os dois motores. A autonomia em ciclo WLTP é de 510 km para a primeira versão e 400 km na segunda, que acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 s.

No entanto, o destaque fica para a versão topo de linha GT. Disponível somente na configuração com bateria de 77,4 kWh e dois motores elétricos, a versão esportiva traz 585 cv de potência e 740 Nm de torque. Esse conjunto permite que o Kia EV6 GT acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 s e alcance uma velocidade máxima de 260 km/h.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações